Participamos do

Fortaleza tem redução de 30,5% nos crimes violentos em novembro

Número na Capital caiu de 118, no mesmo mês de 2020, para 82, neste ano. Cifra anual mostra retração de 27%, indo de 1.141 para 828 ocorrências
13:34 | Dez. 06, 2021
Autor Euziane Bastos
Foto do autor
Euziane Bastos Repórter Estagiária de Cidades
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em comunicado oficial publicado nesta segunda-feira, 6, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS) informou que houve redução de 30,5% em crimes violento letais intencionais (CVLI) em novembro em Fortaleza. 

LEIA MAIS| Em três meses, total de detentos no presídio de segurança máxima passou de 40 para 100

Em números exatos, em novembro de 2020 Fortaleza registrou 118 crimes violentos. Neste ano, no mesmo período, o número caiu para 82 ocorrências. Dentre os casos, estão homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento do Estado (Geesp). Segundo a SSPDS, o dado é consequência do trabalho das Forças de Segurança do Ceará.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De janeiro a novembro deste ano, foram 828 crimes violentos registrados pela Geesp, antes 1.141 no mesmo período de 2020. A redução é de 27%.

 

LEIA MAIS| Duplo feminicídio em Acaraú: agressor deixou "mensagens de amor" antes de esfaquear vítimas

O gestor da Secretaria, Sandro Caron, associa a diminuição de ocorrências a deflagração de operações de combate ao crime por parte das Polícias Civil e Militar. “Operações como a Anullare, que prendeu todos os chamados integrantes do segundo escalão de organizações criminosas, além do aumento de operações preventivas e ostensivas realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). Destaco ainda o amparo das áreas de inteligências que auxiliam o aumento da efetividade de prisões e, consequentemente, a redução de homicídios no Estado”, disse Caron.

Em relação aos números do ano inteiro, Fortaleza aparece no topo como o município com maior redução proporcional. Foram:

LEIA MAIS| "Gerentes" de facção criminosa são alvos de operação da Polícia Civil

- 1.141 crimes registrados de janeiro a novembro de 2020 em Fortaleza

- 828 crimes registrados em 2021 em Fortaleza

Outras reduções 

- 1.150 crimes registrados em janeiro de 2021 na Região Metropolitana

- 847 crimes registrados em novembro 2021 na Região Metropolitana 

- 3.720 mortes registradas em janeiro de 2021 no Ceará

- 3.027 mortes registradas em novembro de 2021 no Ceará

LEIA MAIS| Oito pessoas são presas e sete apreendidas na Operação Ocupação da Polícia Militar

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags