Incêndio no Parque do Cocó é totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros

12 focos do incêndio foram localizados, o que resultou em cerca de 20 hectares atingidos na área de preservação ambiental

O incêndio que atingiu o Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, foi totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), por volta das 14 horas, desta quinta-feira, 18. O incêndio teve início na noite dessa quarta, 17, por volta das 20h15min.  Conforme os bombeiros, 12 focos do incêndio foram localizados, o que resultou em cerca de 20 hectares atingidos na área de preservação ambiental. Mais de 40 bombeiros atuaram na ocorrência.

Os focos do incêndio ficaram próximos à margem do Rio Cocó, com terreno próximo à área de mangue, em uma área compreendida entre as regiões dos bairros Tancredo Neves e do Lagamar. Na área de preservação atingida, animais como sapos, cobras e rãs, entre outras espécies, morreram em virtude do incêndio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o tenente-coronel José Leandro Marinho, do CBMCE, todos os focos do incêndio foram debelados às 14 horas desta sexta, 18. “Agora os bombeiros militares realizam o processo de rescaldo do incêndio para resfriar a madeira das árvores queimadas, que causam a fumaça no entorno”, explica.

Os bombeiros localizaram 12 focos de incêndio. Os primeiros ficaram próximos à avenida Raul Barbosa, no Lagamar. Além disso, um helicóptero da Ciopaer auxiliou no combate às chamas, lançando 64.310 litros de água através do Bambi Bucket, uma espécie de bolsa utilizada para captar água e arremessá-la sobre as chamas.

A operação de combate contou com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), e também com o apoio de brigadistas florestais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para combater os focos.

Na manhã de hoje, vias próximas ao Parque do Cocó e bairros da área leste da Capital amanheceram sob fumaça e com forte cheiro de queimada em virtude do incêndio. Moradores dos bairros Aerolândia, Aldeota, São João do Tauape, Guararapes, Dionísio Torres e Fátima são alguns dos que se depararam com fumaça nas ruas e até dentro de casa nesta manhã.

Investigação

O tenente Waldomiro Loreto, bombeiro especialista em combate a incêndio florestal, que atuou no local desde às 20h30min dessa quinta, 17, informou que o caso não se trata de apenas um incêndio, mas sim de "12 incêndios". “São vários focos, e isso indica ser uma ação criminosa. Alguém ou algumas pessoas fizeram queimas sucessivas”, disse.

Pelas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou, nesta quinta-feira, 18, que determinou “apuração rigorosa” sobre a causa do incêndio que atingiu o Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. Segundo o gestor, o Cocó é um patrimônio ambiental e tem que ser preservado. Camilo ainda destacou que acompanhou o incêndio "com muita preocupação".

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse que está em contato com Camilo sobre a apuração das causas do incêndio. Sarto destacou que, além da investigação, será necessário lidar com as “tristes consequências desse lamentável fato”.

A Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) disse que a Polícia Civil, através da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), investiga as causas do incêndio.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incêndio parque do cocó incêndio controlado parque do cocó incêndio parque cocó fortaleza incêndio cocó fortaleza incêndio área preservação fortaleza corpo de bombeiros incêndio cocó corpo de bombeiros investigação incêndio parque cocó

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar