Moradores denunciam insegurança no bairro Vila União devido a furtos em fábrica desativada

Casos começaram a ser notados no segundo semestre de 2020. Neste ano, furtos passaram a ocorrer à luz do dia

Em Fortaleza, a insegurança preocupa moradores do bairro Vila União que vêm denunciando uma série de furtos em uma fábrica desativada na região. Conforme eles, desde o segundo semestre de 2020, criminosos estão levando equipamentos do local em que funcionava uma fabricante de plástico, como máquinas e materiais de ferro. Os moradores relatam que a insegurança aumentou neste ano devido a ação passar a ocorrer "à luz do dia".

O POVO ouviu os moradores que relataram que se sentem ameaçados pelo comportamento dos criminosos. Segundo um morador, que preferiu não se identificar, os ladrões atiram o material por cima do muro da fábrica e os levam em caminhões ou carrinhos de mão. A ação ocorre, quase sempre, em conjunto de duas a três pessoas. Além disso, foi observada a abertura de um buraco na parede da fábrica para o acesso ao local ficar mais fácil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Eles pulam o muro e jogam tudo que tem do lado de dentro da fábrica. A minha preocupação é que os roubos vêm ocorrendo à luz do dia, e quando a gente abre a porta eles encaram a gente. Não podemos sair de casa e ficamos com medo. Não tem horário para isso acontecer, eles estão fazendo isso a qualquer hora agora. A minha preocupação é com segurança”, disse um morador.

Uma funcionária de uma empresa próxima da região, que também preferiu não se identificar, diz a insegurança do local aumentou devido a ação dos criminosos na fábrica desativada. “Está mesmo acontecendo roubo na fábrica, mas nas ruas do entorno também. Eles fizeram buraco no muro. Tivemos que contratar serviço de segurança pois não aguentávamos mais. Na fábrica de refrigerante, que fica em frente à fábrica desativada, sempre tem viatura da Polícia, mas os roubos ainda continuam acontecendo”, relatou a funcionária.

Investigação

Conforme apuração do O POVO, o prédio onde acontecem os furtos trata-se da filial da empresa Master Indústria Plástica Cearense, a qual era responsável pela fabricação de embalagens de material plástico e que está em situação cadastral "baixada", conforme consulta no portal da Receita Federal.

A situação ocorre quando a empresa está extinta, mediante a solicitação dela ou quando após cinco anos a empresa deixa de apresentar informações à Receita Federal. A Master Indústria Plástica foi procurada por e-mail e ligação telefônica, desde a última terça-feira, 5. A última tentativa de contato ocorreu na manhã desta quinta-feira, 7, às 11h43min. A empresa não retornou até o fechamento desta matéria. 

O POVO procurou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), na manhã desta quinta-feira, 7, para saber se há registro de denúncias sobre os casos de furtos no local e se há uma investigação por parte das autoridades policiais para averiguar a situação da insegurança do bairro.

Em nota, a pasta informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do 25º Distrito Policial (25º DP), realiza levantamentos no bairro Vila União com o objetivo de apurar denúncias de roubo na região e que a Polícia Militar reforçou o policiamento no local.

Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do 25º Distrito Policial (25º DP), realiza levantamentos no bairro Vila União - Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), com o objetivo de apurar denúncias de roubo na região. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) reforçou o policiamento na região e realiza diligências visando identificar os autores de crimes contra o patrimônio. A SSPDS orienta que as vítimas contribuam com as investigações por meio do registro de Boletim de Ocorrência (BO). O registro pode ser feito em qualquer unidade da Polícia Civil ou por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br. A Deletron atende todo o Estado, a qualquer hora do dia ou da noite"

Denúncias

Para auxiliar nos trabalhos policiais, a população pode contribuir com as investigações repassando informações por meio de denúncias no número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101.0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3101.3529, do 25º DP. Conforme a pasta, o sigilo e o anonimato são garantidos.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

insegurança bairro vila união insegurança furto vila união furto fábrica desativada vila união insegurança fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar