Calçadas acessíveis e bicicletas para pessoas com deficiência são inauguradas na orla

Iniciativas Bike sem Barreiras e Rota Acessível foram inauguradas hoje, 25, no bairro Praia de Iracema. Rota traz adaptações como rampas elevadas e sinalizações, além de acesso a modelos de bicicletas destinados às pessoas com deficiência

Os projetos Bike sem Barreiras e Rota Acessível foram inaugurados na manhã de hoje, 25, pela Prefeitura de Fortaleza. Em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e com a Uninassau, as iniciativas possibilitam que pessoas com deficiências utilizem os equipamentos para caminhabilidade na Capital. Projetos se unem ao Praia Acessível, localizado na Praia de Iracema. Aos sábados, de 8h às 12h, o Bike sem Barreiras contará com instrutores que vão realizar o acompanhamento e ensinar as pessoas a utilizar essas bicicletas adaptadas na ciclofaixa da Beira Mar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Rota Acessível começa no Mercado dos Peixes e segue até meados do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. "É uma rota adaptada com calçadas, com rampas elevadas. Além do trânsito calmo e sinalização devida", detalhou o prefeito Sarto (PDT) em transmissão nas redes sociais.

Em point instaurado no bairro, bicicletas acessíveis também fazem parte do programa. São três modelos: a handbike, manuseada com as mãos; uma bicicleta adaptada para pessoas com deficiência visual que, acompanhadas de um monitor, podem percorrer a rota; e o terceiro equipamento visa atender pessoas tetraplégicas.

Prefeito também citou a proposta do Praia Acessível, ativo neste sábado. O projeto retomou suas atividades em agosto por agendamento. O serviço oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, além do suporte personalizado e seguro de cuidadores. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, de 9h às 13 horas, na Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho, em Fortaleza. 

 

 

 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

prefeitura de fortaleza acessibilidade em fortaleza autarquia municipal de transito projeto rota acessível projeto bikes sem fronteiras

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar