Veja vídeo: av. Engenheiro Santana Jr. terá faixa exclusiva de ônibus e ciclofaixa

Além da implementação de uma faixa exclusiva de ônibus e uma nova ciclofaixa, a via terá readequação da velocidade para 50km/h. Confira os detalhes das mudanças

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) realiza readequações em mais uma via da Capital, desta vez, a av. Engenheiro Santana Júrior foi a escolhida. A avenida que, por dia, recebe 53 linhas de ônibus da cidade de Fortaleza, onde transitam cerca 118 mil passageiros, passará a contar com uma faixa exclusiva de ônibus. A nova sinalização começou a ser implementada no trecho compreendido entre a rua General Tertuliano Potiguara e a av. Alberto Sá. Além dos próprios ônibus, táxis e veículos de transporte escolar também podem transitar pela nova faixa.

"Facilita mais um pouco. Fica melhor e mais rápido para a gente que anda de ônibus", relata Maria Rodrigues, 60, que aguardava a chegada do coletivo em um dos pontos de ônibus da via, na manhã desta sexta-feira, 13. Para o restante dos automóveis, a faixa exclusiva para ônibus só poderá ser utilizada para fazer conversões à direita ou para ter acesso ao lote nos cruzamentos imediatos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Maria comentou, ainda, sobre as novas ciclofaixas que estão em fase de implementação e sobre a possibilidade da diminuição de acidentes na região: "É muito bom para quem anda de bicicleta, mas tem que ter respeito por parte dos ciclistas e pedestres também, não é só dos motoristas".

LEIA TAMBÉM| Mais de 300 policiais atuam em operação para cumprimento de mandados na Caucaia

Durante a manhã em que a equipe do O POVO esteve na av. Engenheiro Santana Júnior, ciclistas e pedestres, em diversas ocasiões, não faziam o uso da ciclofaixa e da faixa de pedestres para transitarem na via.

Paiva Gondim, 46, que trabalha vendendo lanches em sua bicicleta na esquina da av. Engenheiro Santana Júnior com a Rua Eduardo Sabóia, criticou a falta de cuidado dos ciclistas pela avenida. "Tem gente que prefere andar errado como você está vendo aí. Eu sou ciclista também, mas prefiro andar na ciclofaixa mesmo para a minha segurança. Mas nem todo mundo entende."

A nova ciclofaixa terá 1,6 km de extensão e ficará localizada entre a rua Carolina Sucupira e a av. Alberto Sá, ligando os bairros Papicu e Cocó. De acordo com a AMC, de 2015 a 2020, a av. Engenheiro Santana Júnior registrou 489 acidentes, sendo 136 com vítimas, além de 24 atropelamentos. Durante os cinco anos analisados, seis pessoas morreram em acidentes no local.

Além da implementação da faixa de ônibus e da ciclofaixa, a Engenheiro Santana Júnior também terá seu limite de velocidade alterado para 50 km/h, entre a av. Alberto Sá e a rua General Tertuliano Potiguara. Já no viaduto sobre a av. Santos Dumont, o limite será de 40 km/h.

Neste mês de agosto, outras vias da Capital, como as avenidas Eduardo Girão, José Jatahy, Benjamin Brasil e Humberto Monte, também tiveram o limite de velocidade reduzido. A AMC reforça que os motoristas possuem um período de seis meses para adaptação e não estarão sujeitos a multas durante o período.

LEIA TAMBÉM| Homem é preso em Cariré suspeito de torturar e obrigar a ex a ingerir veneno para formiga

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Mobilidade redução de velocidade ciclofaixa ônibus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar