Jangurussu: jovens realizam sarau para conscientizar sobre temas LGBTQIA+

Ação faz parte do projeto "Virando o Jogo", do governo do Estado, e tem objetivo de recuperar esse público para o ambiente escolar e promover capacitação profissional

Na manhã desta quarta-feira, 11, cerca de 25 jovens apresentaram um sarau voltado para a valorização e conscientização sobre a população LGBTQIA+ no Jangurussu. A ação aconteceu no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) e faz parte do programa Virando o Jogo, uma política pública do governo estadual voltada para jovens entre 15 e 19 anos, que tem como objetivo recuperar alunos que estão fora da escola e do mercado de trabalho, dando acesso a renda e capacitação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os jovens realizaram apresentações teatrais, musicais e de dança. Para Lucas Félix, 20, o intuito, ao abordar esse tema, é quebrar um preconceito que ainda é percebido no bairro. “Na nossa comunidade tem muitas pessoas do meio LGBTQIA+ e não vemos essas pessoas engajadas ou como vozes ativas no bairro, pelo contrário, o que vemos é preconceito e piadinhas no meio da rua”, explica.

Atualmente, Lucas participa do curso do projeto e trabalha como atendente em uma pizzaria, mas, antes da pandemia, atuava em grupo de dança como dançarino e coreógrafo. A receptividade da população que assistiu as apresentações agradou os jovens. “Tinha idoso na platéia prestigiando e elogiando a beleza e, principalmente, pessoas que entenderam a mensagem que passamos”, conta Celiane Xavier, 20, que também se apresentou no sarau.

O projeto Virando o Jogo contempla os bairros de maior vulnerabilidade social na capital. O Jangurussu, por exemplo, em 2020 foi o bairro com mais assassinatos na capital.

Os participantes do projeto gostaram tanto da experiência que decidiram criar um coletivo no bairro chamado "Jangu Livre", em referência ao filme de Quentin Tarantino. O objetivo é que o coletivo funcione como um respaldo para os moradores do bairro, além de continuar com as ações de conscientização sobre a vulnerabilidade da população LGBTQIA+. “Com isso, já estamos planejando uma ação chamada o ‘carimbão da comunidade' para outubro. A gente quer pegar esse esporte comum no bairro e criar um torneio”, planeja Lucas.

O projeto possui uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para qualificação profissional e inserção produtiva dos jovens. Dentre os cursos ofertados estão os de fotografia, barbearia, eletricista, vendas e outros.

Mais sobre ações sociais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jangurussu virando o o jogo governo do Ceará senac lgbt diversidade

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar