PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Perdeu o cartão de vacina e quer se vacinar no Dia D? Saiba o que fazer

Pessoas sem cadastro em postos de saúde ou que não sabem onde está o cartão de vacinação podem receber vacinas ao portar documento com foto e comprovante de residência em Fortaleza

Marília Freitas
12:43 | 23/07/2021
Dia D de vacinação inclui vacinas de rotina da população e pretende atualizar calendário vacinal de fortalezenses (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Dia D de vacinação inclui vacinas de rotina da população e pretende atualizar calendário vacinal de fortalezenses (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Marcado para acontecer no próximo sábado, 24, o Dia D de vacinação da Prefeitura de Fortaleza tem o intuito de atualizar o calendário vacinal da população com cerca de 17 vacinas, incluso a da gripe. Em transmissão nesta sexta, 23, a pasta municipal de Saúde (SMS) reforçou a importância de ir até o posto amanhã e orientou fortalezenses com dúvidas.

Segundo Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da pasta de Saúde Municipal (SMS), pessoas que não têm cadastro no posto de saúde próximo a sua residência podem procurar a unidade amanhã portando documento com foto e comprovante de residência.

Pessoas que não têm ou não sabem onde está o cartão de vacinação também podem comparecer às unidades de saúde portando os mesmos documentos. "Sua situação será avaliada. Mas não deixe de ir amanhã, das 8h às 16h30", conversou Soldatelli. Confira aqui a lista com mais de 100 postos que atenderão os fortalezenses neste sábado, 24. 

Ainda, o cartão de vacinação pode ser acessado também através do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível para download em dispositivos iOS e Android. Na aba “Vacinação”, é possível acessar quais as últimas vacinas aplicadas e quais estão pendentes.

"Apesar da pandemia da Covid, não podemos esquecer das vacinas de rotina: são vacinas que previnem doenças e protegem nossa população", disse Vanessa. A população encontrará vacinas para todas as faixas etárias nos postos: crianças, adolescentes e adultos podem completar o esquema vacinal contra doenças como hepatite B, HPV e a da gripe.

A vacina contra a Influenza, inclusive, está desde o último dia 5 de julho disponível para a população geral independentemente da faixa etária em qualquer um dos postos de saúde. Devido a Covid, as vacinações para outras doenças diminuíram entre os fortalezenses e em todo o Ceará - mas a imunização garante a erradicação de doenças. 

O Ceará ocupa a sexta posição entre os nove estados nordestinos com maior público prioritário vacinado contra a gripe. A porcentagem estadual de imunizados no Estado é de 38,9%, número que reflete a baixa adesão à vacina, enquanto a meta mínima pretendida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

Covid-19: confira casos em que faltosos podem se vacinar sem precisar de agendamento

 

A Prefeitura de Fortaleza também orientou os faltosos que perderam alguma dose da vacina contra a Covid-19. Caso você tenha mais de 45 anos e perdeu a primeira dose, basta ir em qualquer um dos Centros de Vacinação - como o Castelão ou Centro de Eventos - para receber a vacina.

pessoas que perderam a segunda dose da AstraZeneca ou CoronaVac por não terem sido agendadas ou perderam a data, basta ir nos centros abaixo para receber a vacina:

CoronaVac: Castelão ou Centro de Eventos

AstraZeneca: qualquer um dos Centros de vacinação

+ Vacinação Covid-19: como me cadastrar e conferir se estou cadastrado e agendado?

Em caso de infecção por Covid-19


Se o contemplado estiver com Covid-19 no dia em que foi agendado para se vacinar, ele pode procurar um equipamento de saúde cerca de um mês depois que os sintomas aparecerem, ou que ele tenha recebido o teste que comprova a infecção. Para ser vacinado é preciso que o faltoso mostre, contudo, o teste positivo que foi realizado à época, para comprovar a ausência por doença.

Viagem a trabalho


Aqueles que precisaram viajar a trabalho para outra região, seja municipal, estadual, ou internacional, também pode receber a vacina sem esperar repescagem. Para isso, é preciso também que ele comprove, seja com uma declaração ou passagem, que estava viajando no dia agendado.

Se o contemplado tiver tomado outras vacinas


A pessoa que tomou outras vacinas no período próximo a imunização agendada deve aguardar 14 dias após esse momento para ir em busca de ser contemplado com o imunizante contra Covid-19. Basta chegar ao equipamento de agendamento e mostrar comprovantes que justifiquem a ausência por esse motivo.