Primeiro dia do mutirão de cadastro para vacinação em Fortaleza tem baixa procura

O POVO acompanhou atendimento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Couto Fernandes. Apesar do chamado da Prefeitura, poucas pessoas compareceram para efetuar o cadastro no sistema de vacinação

No primeiro dia do mutirão de cadastramento no sistema de vacinação contra a Covid-19, em Fortaleza, a procura do público ficou abaixo do esperado. Mesmo com cerca de 500 mil pessoas ainda não cadastradas na plataforma Saúde Digital, na Capital, os postos de atendimento instalados pela Prefeitura tiveram movimentação tímida ao longo desta segunda-feira, 14. A "força-tarefa" pretende alcançar, principalmente, pessoas que não têm acesso à internet ou desconhecem o manuseio do sistema.

O caminhoneiro Francisco Coelho, 56, se enquadra nesse perfil. Ele buscou atendimento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Couto Fernandes, bairro Damas, onde foi atendido em menos de dez minutos, pois não havia ninguém na fila. Sem acesso à internet na sua casa, ficou sabendo da ação por meio da imprensa. “Tomei conhecimento pelo rádio e pela televisão que precisa desse cadastro para se vacinar, mas eu não tive como fazer porque não tenho internet e nem sei mexer nessas coisas. Estava pensando em pedir ajuda aos meus vizinhos, mas fiquei sabendo do serviço aqui e achei melhor procurar”, conta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao ser informado pela reportagem que o público geral, do qual faz parte, começou a ser vacinado no último dia 6 de junho, Francisco demonstrou entusiasmo: “Olha aí, então, logo, logo minha vez vai chegar. Graças a Deus”, comemorou. Ele disse que vai voltar ao Cras em sete dias para acompanhar o processo de agendamento.

A coordenadora do Cras Couto Fernandes, Daiane Falcão, conta que, assim como Francisco, outras pessoas que já deveriam ter sido vacinadas também buscaram atendimento no primeiro dia do mutirão, mas destaca que a procura foi baixa. “Recebemos uns cinco idosos e uma pessoa com deficiência que se enquadram nos grupos prioritários. Somente agora, com o cadastro, é que vai ser possível eles receberem a vacina. No total, atendemos 14 pessoas, um número pequeno, mas acreditamos que ao longo dos próximos dias a procura vai aumentar, à medida que as pessoas ficarem sabendo que o serviço está disponível”, afirma.

Diane ainda observa que, apesar do atendimento ser destinado a quem ainda não fez o cadastro, a maioria das pessoas que buscou o serviço já estava cadastrada. “Veio muita gente só para tirar dúvidas em relação ao e-mail ou senha de acesso. Algumas pessoas também vieram mais na ânsia de saber se já estavam agendadas ou quando o agendamento estaria disponível. Isso nos mostra que, de certa forma, ainda há uma certa parcela da população muito carente de informação”, conclui.

Para efetuar cadastro, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço, além de informar dados pessoais como nome completo, profissão, telefone, data de nascimento, sexo, raça/cor e o nome da mãe. As informações serão utilizadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para agendar data, local e horário da vacinação, quando houver doses disponíveis, de acordo com a faixa etária e a condição de saúde.

O mutirão está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17 horas, nos 27 Cras, nos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas) Jangurussu e José Walter e no Centro Cultural Canindezinho. O atendimento ocorre mediante ordem de chegada.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 14-06-2021: mutirão de cadastro para a vacinação contra COVID-19, no CRAS do bairro Damas. Procura do público foi abaixo do esperado.
FORTALEZA, CE, BRASIL, 14-06-2021: mutirão de cadastro para a vacinação contra COVID-19, no CRAS do bairro Damas. Procura do público foi abaixo do esperado. (Foto: Fernanda Barros/ O POVO)

Dever de vacinar

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), acompanhou a abertura do mutirão no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Bela Vista, na Barra do Ceará. Ele destacou que a prefeitura “tem o dever de vacinar todos os fortalezenses, mas é preciso que as pessoas se cadastrem”.

Sarto orientou que a população sem acesso à internet procure o serviço imediatamente para não haver atraso na aplicação da vacina. “É importante que as pessoas busquem o atendimento. Aqui mesmo, na Bela Vista, o pessoal já identificou dezenas de pessoas que já deveriam ter sido vacinadas e não foram porque estavam sem cadastro”, afirmou o prefeito.

Confira os locais do mutirão para o cadastro no Saúde Digital:

- Cuca Jangurussu (Avenida Castelo de Castro s/n - Jangurrus


- Cuca José Walter (Rua 69 - 2ª etapa - José Walter)


- Centro Cultural Canindezinho (Avenida Osório de Paiva, 6297 - Canindezinho)


- CRAS Jacarecanga (Rua Senador Alencar, 1540 - Jacarecanga)


- CRAS Barra do Ceará (Rua Cândido Castelo Branco, s/n – Barra do Ceará)


- CRAS Mucuripe (Rua Professor Luís Costa, 142 – Mucuripe)


- CRAS Serviluz (Avenida Zezé Diogo, 1038 - Serviluz)


- CRAS Lagamar (Rua Sabino Monte, 4506 – São João do Tauape/Lagamar)


- CRAS Praia do Futuro (Rua Clovis Arrais Maia, 6430 - Praia do Futuro)


- CRAS Bela Vista (Rua Mario de Andrade, 496-A - Bela Vista)


- CRAS João XXIII (Rua Visconde do Cauipe, 200 - João XXIII)


- CRAS Presidente Kennedy (Conjunto Castelo Branco, s/n Quadra F - Presidente Kennedy)


- CRAS Antônio Bezerra (Rua Cândido Maia, 245 – Antônio Bezerra)


- CRAS Quintino Cunha (Rua Ilha do Bote, 334 – Quintino Cunha)


- CRAS Vila União (Rua do Avião, s/n - Vila União)


- CRAS Serrinha (Rua Inácio Parente, 100 - Serrinha)


- CRAS Couto Fernandes (Avenida João Pessoa, 4474 - Damas)


- CRAS Granja Portugal (Rua Humberto Lomeu, 1130 – Granja Portugal)


- CRAS Aracapé (Rua Poliana, s/n - Mondubim)


- CRAS Canindezinho (Rua Coronel José Maurício, 405 - Canindezinho)


- CRAS Bom Jardim (Rua Coronel João Correia, 2023 - Bom Jardim)


- CRAS Mondubim (Avenida Waldir Diogo, 840 - Mondubim)


- CRAS Genibaú (Avenida I, 340, 3ª Etapa – Conjunto Ceará)


- CRAS Conjunto Esperança (Rua 103, 195 – Conjunto Esperança)


- CRAS Conjunto Palmeiras (Rua Iracema, 1860 - Conjunto Palmeiras)


- CRAS Jardim das Oliveiras (Rua Major Otacílio Afonso de Souza, 61 - Jardim das Oliveiras)


- CRAS Castelão (Avenida Alberto Craveiro, 1480 - Boa Vista)


- CRAS João Paulo II (Rua 10, n° 75 - Barroso)


- CRAS Dendê (Rua Adolfo Moreira de Carvalho, 96 - Dendê)


- CRAS Messejana (Rua Edmilson Coelho, 1720 - Curió)


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MUTIRÃO VACINAÇÃO; SAÚDE DIGITAL; VACINAÇÃO FORTALEZA;

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar