Mutirão tenta cadastrar meio milhão de fortalezenses sem cadastro pra vacina

Pretensão da Prefeitura é alcançar pessoas que não têm acesso, ou conhecimento, à internet para realizar cadastro de ingresso na fila da vacinação

Com intuito de alcançar os "excluídos digitais", que não têm acesso à internet, a Prefeitura de Fortaleza inicia a partir desta segunda-feira, 14, um mutirão de cadastramento no sistema de vacinação contra a Covid-19. Disponível em diferentes pontos da Cidade, a ação pretende alcançar 500 mil fortalezenses.

O anúncio desse mutirão foi realizado pelo prefeito José Sarto (PDT) na manhã da última quinta-feira, 10, pelas redes sociais. De acordo com ele, o objetivo é alcançar as pessoas que não têm acesso ao “mundo virtual” para realizar seus cadastros na plataforma Saúde Digital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

É a partir do cadastro nesta ferramenta que as pessoas conseguem ingressar na fila de agendamento para ter acesso aos imunizantes contra o novo coronavírus no Ceará.

Conforme o prefeito, os espaços em que terão equipes atendendo os públicos serão disponibilizados nos 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), bem como nos Cucas Jangurussu e José Walter e no Centro Cultural Canindezinho.

 

“Nós vamos cadastrar essas pessoas no site Saúde Digital para que a gente tenha condições de dar acesso a todos e a todas para a vacina", evidenciou Sarto, no momento do anúncio.

Para realizar o cadastro de maneira virtual, a pessoa precisa informar dados básicos como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor, informações profissionais e endereço de residência. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional. Também é necessário indicar se faz parte de grupos prioritários.

O POVO entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para confirmar quais dados devem ser prestados, bem como para entender em qual momento os novos cadastrados devem ingressar na fila de agendamento, se agora ou em um momento mais adiante. No momento, já estão agendados os nascidos até 1979. A reportagem ainda não recebeu respostas.  

"Cadastra Eu”: Alunos da UFC auxiliam no cadastramento

Concomitantemente à ação da Prefeitura de Fortaleza, um grupo de estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza uma mobilização para cadastrar pessoas sem acesso à internet na plataforma Saúde Digital. Contando com 22 voluntários divididos entre os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, os alunos também arrecadam recursos para promover doações.

A pretensão é incentivar e auxiliar a população a fazer o procedimento para entrar na fila de vacinação contra a Covid-19. Para isso, os universitários devem estar presentes em locais de grande fluxo de pessoas na Capital, como terminais de ônibus e praças. As ações do grupo são divulgadas no perfil @cadastraeunavacina, no Instagram.

Ceará tem recorde de cadastros confirmados por email

Com a chegada de mais doses e rótulos de vacinas contra a Covid-19 em território cearense, o Estado passou a aumentar o número de cadastros confirmados por pessoas interessadas em entrar no cronograma de imunização.

Na sexta-feira, 11, 151.579 pessoas confirmaram por email seu cadastro na plataforma Saúde Digital. Este é o recorde de cadastros confirmados em um único dia desde o início desta atividade, em 8 de março último.

Como se cadastrar

Passo a passo: como se cadastrar para a vacinação contra a Covid-19 no Ceará

Como me cadastrar e conferir se estou cadastrado e agendado?

Veja como conferir agendamento no Vacine Já

Veja como conferir cadastro no Saúde Digital

LEIA TAMBÉM | Ceará prevê vacinar toda a população até 18 anos até agosto: confira data prevista para cada idade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina contra covid-19 covid-19 fortaleza covid-19 vacina imunizantes saúde digital mutirão de cadastramento

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar