Barracas de praia registram forte movimentação nesta segunda de Carnaval

O dia é de Carnaval, mas não é considerado feriado, após o cancelamento do ponto facultativo pelo decreto estadual - vigente até quarta-feira, 17

O dia de sol forte e céu claro atraiu diversos banhistas para as barracas da Praia do Futuro em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira de Carnaval, 15. Em algumas barracas, foi possível perceber o distanciamento entre as mesas, mas na maioria o uso de máscara não foi adotado pelos frequentadores.

Esta segunda-feira, entretanto, não é considerado feriado, após o cancelamento do ponto facultativo pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT). O novo decreto veda a concessão de ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, que seria o período do Carnaval em 2021.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: Praias do litoral leste recebem baixa movimentação durante o domingo de carnaval

Em outro ponto de Fortaleza, o acesso à praia foi fechado, na faixa de areia no Aterrinho da Praia de Iracema. Foi bloqueada a circulação de pedestres, desde a rua Ildefonso Albano até a Praia dos Crush, desde sexta, 12 até a próxima quarta, 17. O bloqueio é somente na praia, a circulação de veículos segue permitida.

Na Praia do Futuro, estavam presentes agentes da Cavalaria da Polícia Militar. Outros pontos que normalmente recebiam um grande público nesse período de Carnaval estão sendo fiscalizados por efetivos da Guarda Municipal e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), para coibir aglomerações.

LEIA MAIS: Barracas da Praia do Futuro projetam redução de 75% no faturamento e demissões

+ Veja o que funciona na segunda e na terça de Carnaval no Ceará

As barracas de praia operam segundo decreto sanitário de Carnaval, que reduziu o horário de serviços até as 15 horas. Bares, restaurantes e shoppings funcionam até as 20 horas. Parques aquáticos estão com as atividades suspensas neste período.

Fim de semana

A movimentação desta segunda-feira é contrária à do fim de semana em outras regiões do Ceará. Também por conta do decreto, tradicionais regiões praianas do Estado registraram baixa movimentação, resultado das barreiras sanitárias montadas em diversos municípios e na saída da Capital. 

LEIA MAIS: Faixa de areia no Aterrinho da Praia de Iracema será bloqueada nos dias que seriam Carnaval

A decisão faz parte dos esforços da Prefeitura e do Governo do Estado para evitar aglomerações nas datas e impedir a propagação do coronavírus. Além do bloqueio, há barreiras sanitárias para controlar a entrada e saída de carros da Capital. A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) tem atuado em três barreiras 24 horas por dia em pontos estratégicos que dão acesso à Capital.

Nas praias de Beberibe e Aracati, as praias apresentaram um ambiente bem tranquilo durante o sábado e o domingo. O acesso à Canoa Quebrada e Majorlândia estava restrito a moradores e pessoas com hospedagem comprovada em hotéis ou pousadas na região. Uma barreira sanitária foi montada por agentes da Guarda Municipal e por policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).

(Com informações da fotojornalista Thais Mesquita)

Clique na imagem para abrir a galeria

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

segunda carnaval fortaleza ceara barracas de praia praia do futuro movimentação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar