Participamos do

Fortaleza implanta mais cinco quilômetros de ciclofaixas em sete bairros

Implantação de ciclofaixas é acompanhada por expansão do Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas da Capital
14:00 | Set. 09, 2020
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza conta com mais 5,2 quilômetros de ciclofaixas nas ruas, implantadas nos bairros Jardim Guanabara, Vila Velha, Jardim Iracema, São João do Tauape, Mucuripe, Varjota e Montese. As principais vias beneficiadas foram a avenida Major Assis, no bairro Vila Velha, e a rua Manuel Jesuíno, na Varjota.

De acordo com a Prefeitura, no total, 30 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas foram construídos na Capital durante o período de isolamento social, com intervenções realizadas entre o início de maio e o fim de agosto. Nos próximos meses, novas infraestruturas deverão inauguradas nos bairros Dunas, Presidente Kennedy e Vila Peri, segundo nota da Prefeitura de Fortaleza.

+ Acesse o mapa da malha cicloviária já existente

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O destaque é o trecho da avenida Governador Parsifal Barroso, que ligará as avenidas Bezerra de Menezes e Sargento Hermínio. As novas implantações seguem o que foi determinado no Plano Diretor Cicloviário Integrado (PCDI), sancionado em dezembro de 2014 pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT). A intervenções ainda levam em conta a velocidades da via, o número de veículos e o tráfego de veículos pesados.

Leia mais | Saiba a diferença entre ciclofaixa, ciclovia, ciclorrota e espaço compartilhado

Atualmente, Fortaleza conta com um total de 317,3 km de rede cicloviária na cidade, sendo 195,3 km de ciclofaixas, 111,4 km de ciclovias, 10,4 km de ciclorrotas e 0,2 km de passeio compartilhado. Com a pandemia, a Prefeitura busca financiamento internacional para instalar mais 150 quilômetros de infraestrutura. O objetivo é incentivar o uso de transportes para mobilidade ativa.

+ Veja a localização de todas as estações já implantadas do Bicicletar

Saiba como se cadastrar no sistema de bicicletas compartilhadas

A Capital conta ainda com andamento da expansão do sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar. Até o final do ano, Fortaleza deverá ter 210 estações, que podem ser utilizadas gratuitamente por meio do Bilhete Único. A ampliação acontece com recursos da Zona Azul, que passaram a ser destinados para a política cicloviária desde abril de 2018.

Veja as ciclofaixas implantadas nessa última fase pela Prefeitura

- Avenida Major Assis: 1,7 km (ciclofaixa unidirecional nos dois sentidos da via nos bairros Vila Velha, Jardim Guanabara e Jardim Iracema)

- Rua Monsenhor Salazar: 1,6 km (ciclofaixa unidirecional no bairro São João do Tauape)

- Ruas Álvaro Fernandes e Miguel Gonçalves: 1 km (ciclofaixas unidirecionais no bairro Montese)

- Rua Coronel Manuel Jesuíno: 900 m (ciclofaixa bidirecional no bairro Varjota)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar