PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Fortaleza implanta mais cinco quilômetros de ciclofaixas em sete bairros

Implantação de ciclofaixas é acompanhada por expansão do Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas da Capital

Leonardo Maia
14:00 | 09/09/2020
Avenida Major Assis recebeu quase dois quilômetros de ciclofaixas nos dois sentidos da via, nos bairros Vila Velha, Jardim Guanabara e Jardim Iracema. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)
Avenida Major Assis recebeu quase dois quilômetros de ciclofaixas nos dois sentidos da via, nos bairros Vila Velha, Jardim Guanabara e Jardim Iracema. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Fortaleza conta com mais 5,2 quilômetros de ciclofaixas nas ruas, implantadas nos bairros Jardim Guanabara, Vila Velha, Jardim Iracema, São João do Tauape, Mucuripe, Varjota e Montese. As principais vias beneficiadas foram a avenida Major Assis, no bairro Vila Velha, e a rua Manuel Jesuíno, na Varjota.

De acordo com a Prefeitura, no total, 30 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas foram construídos na Capital durante o período de isolamento social, com intervenções realizadas entre o início de maio e o fim de agosto. Nos próximos meses, novas infraestruturas deverão inauguradas nos bairros Dunas, Presidente Kennedy e Vila Peri, segundo nota da Prefeitura de Fortaleza.

+ Acesse o mapa da malha cicloviária já existente

O destaque é o trecho da avenida Governador Parsifal Barroso, que ligará as avenidas Bezerra de Menezes e Sargento Hermínio. As novas implantações seguem o que foi determinado no Plano Diretor Cicloviário Integrado (PCDI), sancionado em dezembro de 2014 pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT). A intervenções ainda levam em conta a velocidades da via, o número de veículos e o tráfego de veículos pesados.

Leia mais | Saiba a diferença entre ciclofaixa, ciclovia, ciclorrota e espaço compartilhado

Atualmente, Fortaleza conta com um total de 317,3 km de rede cicloviária na cidade, sendo 195,3 km de ciclofaixas, 111,4 km de ciclovias, 10,4 km de ciclorrotas e 0,2 km de passeio compartilhado. Com a pandemia, a Prefeitura busca financiamento internacional para instalar mais 150 quilômetros de infraestrutura. O objetivo é incentivar o uso de transportes para mobilidade ativa.

+ Veja a localização de todas as estações já implantadas do Bicicletar

Saiba como se cadastrar no sistema de bicicletas compartilhadas

A Capital conta ainda com andamento da expansão do sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar. Até o final do ano, Fortaleza deverá ter 210 estações, que podem ser utilizadas gratuitamente por meio do Bilhete Único. A ampliação acontece com recursos da Zona Azul, que passaram a ser destinados para a política cicloviária desde abril de 2018.

Veja as ciclofaixas implantadas nessa última fase pela Prefeitura

- Avenida Major Assis: 1,7 km (ciclofaixa unidirecional nos dois sentidos da via nos bairros Vila Velha, Jardim Guanabara e Jardim Iracema)

- Rua Monsenhor Salazar: 1,6 km (ciclofaixa unidirecional no bairro São João do Tauape)

- Ruas Álvaro Fernandes e Miguel Gonçalves: 1 km (ciclofaixas unidirecionais no bairro Montese)

- Rua Coronel Manuel Jesuíno: 900 m (ciclofaixa bidirecional no bairro Varjota)