PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada em Fortaleza até 31 de agosto

O público pode ser vacinado em qualquer um dos 114 postos de saúde da Capital, das 7h30min às 18h30min

09:07 | 21/07/2020
 O Departamento de Justiça disse que os suspeitos, às vezes, trabalhavam para os serviços de espionagem da China, mas em outras ocasiões agiam para enriquecimento próprio (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Departamento de Justiça disse que os suspeitos, às vezes, trabalhavam para os serviços de espionagem da China, mas em outras ocasiões agiam para enriquecimento próprio (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A campanha de vacinação contra o sarampo em Fortaleza foi prorrogada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) até o dia 31 de agosto, com foco nas pessoas de 20 a 49 anos de idade. O público pode ser vacinado em qualquer um dos 114 postos de saúde da Capital, das 7h30min às 18h30min.

Esta é a quarta etapa da campanha nacional, que tem o objetivo de diminuir as chances de propagação da doença. Até o momento, a Capital não tem nenhum registro de caso confirmado de sarampo, de acordo com a assessora técnica de Imunização de Fortaleza, Renata Dias. Isso demonstra que o Município tem conseguido barrar a transmissão do vírus.

Além disso, a vacinação contra a gripe, que imuniza contra H1N1, H3N2 e Influenza B, seguirá enquanto houver estoque de vacinas nos postos da Cidade a partir desta terça-feira, 21.

LEIA TAMBÉM | Postos de saúde de Fortaleza voltam a atender consultas agendadas 

Imunização contra o sarampo

Iniciada no dia 07 de outubro de 2019, a Campanha Nacional Contra o Sarampo contemplou, em sua primeira fase, crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não tinham sido imunizadas ou que estavam com o esquema de vacinação incompleto. A população de crianças foi 100% atingida na meta mensal.

O Ministério da Saúde também implementou a dose zero para crianças a partir de seis meses de idade até 11 meses e 29 dias. A segunda fase da campanha ocorreu do dia 18 a 30 de novembro e teve como público-alvo adultos de 20 a 29 anos que não tomaram as duas doses da vacina, ou que estavam com o esquema incompleto.

Já a terceira etapa se deu entre 10 de fevereiro e 13 de março deste ano e foi voltada para crianças e jovens de 5 a 19 anos que nunca tomaram nenhuma dose ou tinham registrado apenas uma dose na caderneta.

Entenda o esquema de vacinação

A vacina tríplice viral, que atua contra sarampo, caxumba e rubéola, faz parte da rotina de imunização e, por isso, está disponível durante todo o ano nos postos de saúde. O esquema vacinal compreende duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral (sarampo-caxumba-rubéola-varicela). Em situação de surto da doença, a dose zero é instituída para crianças a partir de 6 meses de idade, sob orientação do Ministério da Saúde.

Dos cinco até os 29 anos, são indicadas duas doses, com intervalo de 30 dias. Já dos 30 até os 59 anos, uma dose é suficiente. A avaliação da necessidade de vacinar ou não é feita pelos profissionais que atuam nos postos, a partir da avaliação da caderneta de vacinação do usuário.

Vacinação contra gripe

Em Fortaleza, a Prefeitura estendeu o prazo da campanha de vacinação contra a gripe para alcançar o público-alvo da terceira etapa até o dia 20 de julho. No entanto, os postos da Capital seguirão vacinando enquanto houver doses disponíveis

Oficialmente, a terceira fase da campanha nacional encerrou no dia 30 de junho. Cerca de 85% dos fortalezenses que possuem os requisitos para vacinação foram imunizados, o que corresponde a aproximadamente 707 mil pessoas.

Serviço

Campanha de vacinação contra o sarampo
Quando: até o dia 31 de agosto
Onde: nos 114 Postos de Saúde de Fortaleza
Horário: 7h30min às 18h30min