Participamos do

Postos de saúde de Fortaleza voltam a atender consultas agendadas

A prioridade de agendamento é para o público que tinha consulta marcada no início do ano, mas que teve de ser cancelada por causa da pandemia
12:18 | Jul. 20, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Postos de saúde de Fortaleza voltaram a funcionar com todas as atividades nesta segunda-feira, 20. Agendamentos e reagendamentos de consultas ocorrem diretamente nas unidades ou por meio dos agentes de saúde. Conforme O POVO apurou, circulando por algumas das unidades de saúde, os atendimentos emergenciais de pacientes com sintomas de Covid-19 têm tido menores demandas, mas continuam. No posto Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga, houve aglomeração de pacientes. 

Nesse momento, a prioridade de agendamento é para o público que tinha consulta marcada no início do ano, mas que teve de ser cancelada por causa da pandemia. As atividades em laboratório e salas de imunização também retornam integralmente. Conforme as orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, as visitas domiciliares são permitidas, desde que se mantenham as ações de prevenção ao coronavírus.

O posto de saúde Carlos Ribeiro, na Jacarecanga, passou por uma limpeza na entrada da unidade, durante a manhã desta segunda-feira. Por volta das 10h20min já tinha fila de pessoas aguardando para fazer agendamento de consultas. Alguns pacientes chegaram na unidade às 8 horas. Entre os que estavam na fila para pegar medicamentos, houve reclamações de demora para serem atendidos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A aposentada Luzia Moreira, 60, havia chegado ao posto às 9h30min e ainda estava na fila. "Hoje é a primeira vez que venho no posto nos últimos meses. Vim porque soube que estava aberta a agenda da minha médica. Para marcar para mim e para a minha irmã", contou Luzia se referindo ao atendimento por clínico geral.

De acordo com a gestão do local, todas as medidas de uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento estão sendo tomadas. A unidade está adotando uma divisão por equipes para evitar aglomerações, o que, no entanto, não estava ocorrendo nesta manhã. Apenas uma pessoa estava atendendo os pacientes para entrega de medicamentos.

O POVO também esteve no posto de saúde Dr. Paulo de Melo Machado, no Monte Castelo, e na unidade Santa Liduína, no Parque Araxá. Ambos os postos estavam tranquilos, e sem fila de pessoas aguardando atendimento.

Com informações de Marcela Tosi

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar