Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Trecho da Santos Dumont fica bloqueado a partir de domingo para obras do metrô

A iniciativa garantirá a integração da linha leste com a linha sul, no Centro, e com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe e o Terminal do Papicu.
14:12 | Out. 24, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A obra da estação Nunes Valente interditará parte da av. Santos Dumont. Entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Nunes Valente serão feitos desvios a partir do próximo domingo, 27, data de início da construção. O trecho faz parte das cinco estações da linha leste do Metrô de Fortaleza. O equipamento subterrâneo contará com pavimentos destinados à bilheteria e à plataforma de embarque.

Durante a construção na estação, 26 rotas de linhas de ônibus serão alteradas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Construção de estação da Linha Leste do Metrofor é iniciada; trecho da Santos Dumont será interditado

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Início de obras da linha leste do metrô na Praça da Estação deixa trânsito lento no Centro

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta-feira, 24, o secretário de infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes, falou que a orientação do governador Camilo Santana (PT) é a realização das obras durante 24 horas “para diminuir ao máximo as interdições”. A Etufor e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) também fazem parte desse processo. De acordo com consultor de mobilidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Cyro Regis, a prioridade nas alterações são os transportes públicos e a AMC atuará nas sinalizações de trânsito.

Transporte VLT do Metrofor (Foto: Mauri Melo/O POVO).
Transporte VLT do Metrofor (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: Mauri Melo)

A iniciativa garantirá a integração da linha leste com a linha sul, no Centro, e com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe e o Terminal do Papicu.

A previsão de conclusão de toda obra é ao final de 2022. O equipamento terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia, com tempo de viagem de 15 minutos entre o Centro e o Papicu.

Desvios

Desvio principal 1: O fluxo que trafega pela av. Santos Dumont deve entrar à direita na rua Silva Paulet, à esquerda na rua Torres Câmara, à esquerda na rua Joaquim Nabuco e à direita retornando para a av. Santos Dumont. Um novo semáforo será implantado no cruzamento das ruas Silva Paulet com Torres Câmara, a fim de facilitar os desvios.

Desvio principal 2: Outra opção é entrar à esquerda na av. Barão de Studart, à direita na rua Pereira Filgueiras, à direita na rua Tibúrcio Cavalcante, à esquerda na rua Marcos Macedo, à direita na rua Oswaldo Cruz e à esquerda retornando para a av. Santos Dumont.

Desvio alternativo: Para os veículos que trafegam pela av. Barão de Studart e acessam a Aldeota a partir da av. Santos Dumont, a orientação é entrar à direita na rua Torres Câmara, à esquerda na rua Joaquim Nabuco e à direita retornando à av. Santos Dumont.

Algumas vias terão seu sentido de circulação alterado, passando a operar com mão dupla. São elas: rua Tibúrcio Cavalcante (entre as ruas Marcos Macedo e Torres Câmara), rua Nunes Valente (entre as ruas Costa Barros e Santos Dumont) e rua Desembargador Leite Albuquerque (entre as ruas Joaquim Nabuco e José Vilar).

Veja linhas de ônibus que mudam de trajeto:

A Etufor altera o itinerário das seguintes linhas que trafegam pela Av. Santos Dumont em direção ao terminal Papicu:

032 Borges de Melo II

035 Corujão/Av. Paranjana II

036 Corujão/Cj Ceará/Papicu/Montese

037 Corujão/ Conjunto Ceará/ Aldeota

038 Parangaba/Papicu

042 Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu

044 Parangaba/Papicu/Montese

045 Cj Ceará/Papicu/Montese

048 Corujão/ Parangaba/ Papicu

076 Cj Ceará/Aldeota/Papicu

079 Antônio Bezerra/Náutico

085 Lagoa/Aldeota

086 Bezerra de Menezes/Santos Dumont

089 Expresso/Parangaba/Papicu

094 Expresso/Parangaba/Aldeota

096 Cj Ceará/Barão de Studart

138 Parangaba/Papicu II

142 Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu/II

144 Parangaba/Papicu/Montese II

145 Cj Ceará/Papicu/Montese II

186 Bezerra de Menezes/Santos Dumont II

232 Borges de Melo II (VE)

286 Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont

713 Santos Dumont/Perimetral

753 Cidade 2000/Av. Sargento Hermínio

833 Cidade 2000/Centro

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar