Participamos do

Construção de estação da Linha Leste do Metrofor é iniciada; trecho da Santos Dumont será interditado

Para as obras, uma parte da praça que fica em frente ao Colégio Militar também será fechada. A previsão de liberação é de 12 meses
20:18 | Jun. 04, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) dará início, neste domingo, 9, à construção da Estação Colégio Militar, que faz parte da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor). Para isso, um trecho da avenida Santos Dumont, localizado na Aldeota, será interditado. O trânsito na via estará sendo redirecionado entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli a partir do dia 9 de junho e tem previsão de liberação em 12 meses.

A Fase 1 da Linha Leste vai ligar o Centro de Fortaleza com o bairro Papicu. A estação Colégio Militar é a terceira das cinco estações previstas no percurso da linha, que conta ainda com as estações Tirol, Chico da Silva Leste, Nunes Valente e Papicu. O equipamento será subterrâneo e terá três pavimentos: bilheteria, mezanino e plataforma de embarque. Para as obras, uma parte da praça que fica em frente ao Colégio também será fechada.

Mapa da interdição Estação Colégio Militar
Mapa da interdição Estação Colégio Militar (Foto: Divulgação/Seinfra/CE)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os motoristas que forem trafegar no trecho, a partir do domingo, 9, devem estar atentos aos desvios de tráfego.

- Para quem segue na Av. Santos Dumont deve dobrar à direita na Rua Dona Leopoldina, à esquerda na Rua Franklin Távora, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita na Av. Santos Dumont.

- Já para os veículos que trafegam na Rua Dona Leopoldina em direção à Praia de Iracema devem entrar à direita na Rua Pinto Madeira, à esquerda na Rua J. da Penha, à direita na Rua Franklin Távora, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à esquerda na Rua Costa Barros retornando para a Rua Dona Leopoldina.

Os motoristas também podem adotar como rota alternativa a Av. Dom Manuel no sentido Sul/Norte, entrando à direita na Rua Pinto Madeira, à esquerda na Rua João Cordeiro e à direita na Av. Santos Dumont. Além dos itinerários acima mencionados, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) sugere a utilização da Av. Antônio Sales, Av. Heráclito Graça e da Rua Pereira Filgueiras como opções de rotas alternativas no sentido Centro/Aldeota.

Buscando viabilizar estes desvios, as seguintes ruas terão alteração de circulação provisoriamente: Rua Dona Leopoldina (entre Av. Santos Dumont e Franklin Távora) terá sentido invertido, passando a operar no sentido praia/sertão; Rua Franklin Távora (entre a Dona Leopoldina e Nogueira Acioli) terá sentido de circulação invertido, passando a operar no sentido Centro/Aldeota; e Rua Nogueira Acioli (entre a Rua Franklin Távora e Santos Dumont), passará a operar em sentido único de circulação (sertão/praia).

Mais informações da Linha Leste

A Fase 1 da Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com uma estação de superfície (Tirol) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento vai garantir a integração da Linha Leste com a Linha Sul, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu. Após concluído, terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia. O tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.

Atualmente também estão sendo realizadas as contenções para as escavações do trecho onde será construída a Estação Chico da Silva da Linha Leste, no Centro, a primeira subterrânea da nova linha, além de serviços necessários para a colocação e início dos trabalhos das tuneladoras, máquinas que irão escavar os túneis no shaft (ou embocadura das tuneladoras). As máquinas estão prontas para serem utilizadas na execução desse trecho da obra. Em paralelo, a fábrica de aduelas (anéis estruturais que revestem e dão estabilidade aos túneis) está em fase final de montagem, já em testes para o início da produção das peças de concreto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags