Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Homens invadem escola em Fortaleza e ordenam encerramento das aulas

O caso aconteceu na escola José Carvalho, no bairro Alagadiço Novo
14:13 | Set. 26, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 16h22min

Uma escola de tempo integral localizada no bairro Alagadiço Novo foi invadida por criminosos por volta de 10 horas nesta quinta-feira, 26. O POVO apurou que uma pessoa da comunidade, que seria líder do tráfico, havia morrido recentemente. A música que tocou ao final do recreio na escola foi interpretada como desrespeito por pessoas que estavam de luto. Após a invasão da escola pelos homens, os alunos foram liberados mais cedo e não haverá aula nesta sexta-feira, 27.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O caso aconteceu na escola José Carvalho. Um aluno, que não será identificado, relatou à reportagem que é costume do colégio tocar uma música ao fim do intervalo, para informar aos alunos que devem retornar para a sala de aula. Foi neste momento que o colégio foi invadido por homens, que pularam o muro. "Eu vi dois homens, mas um amigo me disse que tinha visto mais três ou quatro", contou o aluno.

Conforme o rapaz, uma pessoa da comunidade tinha morrido, e as pessoas que estavam de luto ouviram o som na escola e encararam aquilo como uma provocação. "Eles pularam o muro, chegaram chutando a caixa de som. Acho até que quebrou, a música parou na hora". Os invasores, então, passaram a discutir com alguns funcionários e deram um ultimato: a escola deveria ser esvaziada em 30 minutos ou "alguma coisa ruim ia acontecer".

Depois da ameaça, o diretor informou aos alunos que eles seriam liberados mais cedo e pediu que mantivessem a calma. Os alunos foram liberados a medida que os pais chegavam ou autorizavam a saída daqueles que fossem sozinhos para casa. As aulas foram suspensas nesta quinta-feira, 26, e canceladas na sexta, 27.

O POVO solicitou informações a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que informou que não houve invasão. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, um vizinho achou que a música tocada na escola era desrespeitosa com o momento de luto pela morte de uma pessoa da comunidade, por isso solicitou que a música fosse desligada, ao que foi atendido pelo diretor. A iniciativa de sair mais cedo da sala de aula teria partido dos alunos, que pediram para ligar para que os pais e responsáveis fossem buscá-los. 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) também foi procurada. A reportagem aguarda resposta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar