Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Doação de mudas e plantio de mais de mil árvores marcam Dia da Árvore em Fortaleza

Distribuídas em 20 pontos de doação, as espécies são plantas ornamentais e medicinais de pequeno porte
10:33 | Set. 21, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Este sábado, 21, marca o Dia da Árvore e, em comemoração, fortalezenses poderão receber uma das 9.540 mudas distribuídas em 20 pontos de doação. Os locais estão espalhados por áreas de grande circulação da Cidade; cada ponto oferecerá em média 500 mudas.

Leia também: Pelo menos 309 árvores foram cortadas em Fortaleza para a realização de obras; números são desencontrados

Para a iniciativa realizada pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) foram escolhidas espécies ornamentais e medicinais de pequeno porte, adequadas ao sol e de fácil manutenção. Entre as espécies distribuídas estão capim santo, cidreira, malva santa, pingo de ouro, begônia e beijinho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além da distribuição gratuita realizada neste sábado, o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho possui um programa permanente de doação de mudas. Cada cidadão pode retirar até duas mudas por mês, entre medicinais, frutíferas, nativas e ornamentais, de terça à sexta, das 9 horas ao meio-dia, diretamente no Horto Municipal, com entrada pelo Zoológico Municipal Sargento Prata.

É também no Horto onde são produzidas e cultivadas todas as plantas que compõem o paisagismo das ruas, avenidas e equipamentos públicos da Capital. De acordo com a Urbfor, o equipamento produziu mais de 180 mil mudas em 2019 e já doou cerca de 60 mil mudas até agosto deste ano.

Plantio na Praia do Futuro

Ainda em alusão à data, Fortaleza receberá mais de mil novas árvores neste sábado. As mudas serão plantadas ao longo da avenida Zezé Diogo, na Praia do Futuro. A ação dá continuidade aos trabalhos realizados na Praia do Futuro em março deste ano, quando foram plantadas 1.040 mudas de coccoloba em um trecho de 4,5 km da avenida Clóvis Arrais Maia (Dioguinho), entre as Areninhas I e II.

A área foi selecionada a partir de estudos técnicos elaborados pela Autarquia, que levaram em conta a vulnerabilidade climática do local. Todas as mudas utilizadas são de espécies nativas, dentre elas estão angico, oiti, figueira do brejo, oiticica, pau-pombo, sibipiruna e pau-formiga. O plantio utilizará hidrogel, que é aplicado nas covas junto às raízes. O produto os custos de manutenção e possibilita a redução da frequência da irrigação, tradicionalmente diária, para um intervalo que pode chegar a 20 ou 30 dias.

SERVIÇO

Pontos de doação de mudas no Dia da Árvore

Quando: sábado, 21

Horário: de 8 às 15 horas, ou enquanto durarem os estoques

- Centro Fashion Fortaleza (na entrada em frente ao Setor Verde)

- Gelato & Grano Sorveteria Artesanal (Av. Monsenhor Tabosa, 1717)

- Horto Florestal Municipal Falconete Fialho (entrada pelo Zoológico Municipal Sargento Prata, na Avenida Prudente Brasil, 685, Passaré)

- Largo Dom Almeida Lustosa (em frente ao Paço Municipal)

- Parque Rio Branco

- Parque das Crianças

- Parque Parreão

- Praia de Iracema (em frente ao Hotel Sonata)

- Praça da LBA (Av. Soriano Albuquerque, s/n, Joaquim Távora)

- Terminal da Parangaba

- Terminal do Papicu

- Terminal do Conjunto Ceará

- Terminal do Siqueira

- Terminal de Messejana

- Terminal da Lagoa

- Terminal do Antônio Bezerra

- 14º Paradão Cívico da Granja Lisboa (Rua João Gentil, 2741)

Horário: de 10 às 15 horas, ou enquanto durarem os estoques

- Shopping Iguatemi Fortaleza (na entrada da Praça de Alimentação antiga)

- Shopping Riomar Fortaleza (no piso térreo, próximo ao elevador central)

- Shopping Riomar Kennedy (na área comum, próximo à academia Smart Fit)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar