Logo O POVO+
1040 mudas de coccoloba são plantadas no calçadão da Praia do Futuro
CIDADES

1040 mudas de coccoloba são plantadas no calçadão da Praia do Futuro

| arborização | O plantio foi feito em março ao longo de 4,5 quilômetros da avenida Clóvis Arrais Maia. Um mês depois, apenas 70 das mudas precisaram ser replantadas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EXPECTATIVA é que árvores estejam com copa alta em até seis anos (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima EXPECTATIVA é que árvores estejam com copa alta em até seis anos

A arborização da avenida Clóvis Arrais Maia, entre as duas areninhas da Praia do Futuro, ainda não resultou em sombra. Em março, 1040 mudas de coccoloba  foram plantadas com o intuito de aproveitar o período de chuvas. Um mês depois, apenas 70 precisaram ser substituídas, o que representa cerca de 7% do total de árvores - índice considerado aceitável segundo o engenheiro agrônomo Vladimir Sena, gerente de Manutenção de Praças, Canteiros e Passeios da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (UrbFor).

A ideia é de que, em até seis anos, as árvores já estejam com copa alta e a área, mais arborizada e fresca. "Escolhemos uma planta que se adapta facilmente ao solo de praia, com uma grande copa e que agrega à vegetação local, sem causar prejuízos", explica Sena. A coccoloba não é encontrada de forma natural no Ceará. No entanto, mesmo não se configurando como uma planta nativa do Estado, a árvore é encontrada em outras regiões de litoral no Brasil e no continente americano. E é facilmente adaptável, sem causar malefícios à flora ou à fauna - diferente de outras árvores consideradas exóticas invasoras, como o nim indiano, um repelente natural que influencia de forma negativa na polinização.

Árvore de pequeno ou médio porte, a coccoloba cresce entre dois e seis metros. A expectativa de vida da planta, segundo o agrônomo, é entre 40 e 60 anos. Os pés foram plantados ao longo de 4,5 quilômetros, vizinhos à ciclofaixa, numa área com ausência de cobertura vegetal. A ideia de cultivar as plantas agradou a estudante Sara Ribeiro, 22. Ela aproveitou o dia de sol para ir tomar banho de mar e diz que, como mora na Praia do Futuro, quando as árvores já estiverem dando sombra, pretende fazer o percurso de bicicleta. "Não venho pedalando porque o sol é escaldante. Quando tiver a sombra das árvores, quem sabe não deixo o carro em casa?", pondera.

Professora em Belo Horizonte (MG), Deusenir Costa Alves, 38, observou as mudas no caminho entre o hotel, na Praia do Futuro, e uma barraca de praia. Ela vem de uma cidade em que a cobertura vegetal é bem maior que a de Fortaleza e diz perceber a diferença. "As ruas ficam mais agradáveis, o ar mais limpo. Dá vontade de sair à rua e, como aqui em Fortaleza é muito quente, as pessoas vão aproveitar mais os espaços públicos", avalia.

Na Capital para um congresso, a paraense Silvia Camaru, 65, vem de uma cidade desenvolvida no meio da floresta amazônica, Belém (PA). Para a assistente técnica, é vital o verde dentro do contexto urbano. "Nós respiramos melhor e nos sentimos mais saudáveis", diz.

Hidrogel

Para garantir o crescimento das mudas nos meses de estiagem, a UrbFor utilizou o hidrogel, um gel com alta capacidade de retenção de água, que é colocado nas covas de plantio, reduzindo a necessidade de irrigação

O que você achou desse conteúdo?