PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza é a nona capital do Brasil onde os jovens são mais vulneráveis à violência

No ranking geral, a capital cearense figura em 80º lugar. Outros sete municípios do Ceará entraram no estudo, como Itapipoca, Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

17:34 | 19/02/2013

Fortaleza é a nona capital brasileira onde os jovens estão mais vulneráveis à violência. Este dado faz parte da conclusão do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência), divulgado nesta terça-feira, 19, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo definição do Ministério da Justiça, os componentes do indicador de vulnerabilidade juvenil referem-se à faixa etária de 12 a 29 anos.

No ranking geral, a capital cearense figura em 80º lugar. Outros sete municípios do Ceará entraram no estudo, que analisou 283 cidades brasileiras, todas com mais de 100 mil habitantes. Os dados foram baseados no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Municípios cearenses

Itapipoca - 19º lugar
Caucaia - 32º lugar
Maracanaú - 47º lugar
Maranguape - 57º lugar
Sobral - 72º lugar
Fortaleza- 80º lugar
Crato - 95º lugar
Juazeiro do Norte - 103º lugar

O estudo foi feito com base em quatro variáveis: v iolência entre os Jovens (Homicídios e Acidentes de Trânsito), frequência à escola e situação de emprego, pobreza no município e desigualdade no município.

 

O IVJ-Violência considerou as taxas de violência as quais os jovens estão expostos, como homicídios e mortalidade no trânsito; pobreza, desigualdade socioeconômica; frequência dos jovens nas escolas; e o acesso ao mercado de trabalho.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) disse atribuir a posição de Fortaleza no IVJ-Violência a baixos investimentos em políticas públicas voltadas para a juventude, nos últimos dez anos.

Outros estados
No panorama geral, Maceió (AL) é a capital brasileira onde os jovens estão mais vulneráveis à violência, segundo o IVJ-Violência. Em seguida, vêm Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR), Macapá (AP) e João Pessoa (PB)

A capital nordestina onde os jovens são menos vulneráveis é Natal (RN). Além disto, cinco das dez cidades brasileiras onde o jovem está mais exposto à violência são baianas.

Rio de Janeiro, segundo o estudo, é a capital do Brasil que mais reduziu a vulnerabilidade dos jovens, entre 2007 e 2010. A capital fluminense era a quinta brasileira mais vulnerável à violência no ano de 2007. Segundo o IVJ-Violência, a cidade trabalhou bem questões como as taxas de homicídio, pobreza e desigualdade socioeconômica, passando a ser a quarta capital menos vulnerável em 2010.

São Paulo é a capital menos vulnerável do País e está na posição número 221, entre as 283 cidades do ranking.

Rankig de capitais
1º - Maceió (AL)
2º - Porto Alegre (RS)
3º - Boa Vista (RR)
4º - Macapá (AP) 
5º - João Pessoa (PB) 
6º - Porto Velho (RO)  
7º - Salvador (BA)   
8º - Cuiabá (MT)  
9º - Fortaleza (CE)   
10º - Belém (PA)   

Camila Holanda

camilaholanda@opovo.com.br

TAGS