Cerca de 69% do setor de alimentação fora do lar no Ceará deve faturar mais no 1º tri de 2026
Dado é de pesquisa da Abrasel-CE feita com empresários do segmento entre os dias 15 e 23 de dezembro do ano passado
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) aponta que 69% dos empresários do setor de alimentação fora do lar esperam faturar mais no 1º trimestre deste ano, na comparação com o 1º trimestre do ano passado.
Já na comparação com o último trimestre de 2025, 63% projetam crescimento, 20% esperam equilíbrio e 17% preveem queda. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 23 de dezembro em estabelecimentos do Ceará.
Quando perguntados sobre a situação de suas respectivas empresas, 40% dos empresários afirmaram ter operado com lucro em novembro do ano passado, enquanto 40% registraram estabilidade, 19% tiveram prejuízo e 1% não operava ainda naquele mês, tendo iniciado suas operações em dezembro.
Leia mais
Para o presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto, os dados mostram um setor que segue resiliente, mesmo diante de um ambiente econômico ainda desafiador. Há uma expectativa clara de crescimento para o início de 2026, o que demonstra a confiança dos empresários e a força da alimentação fora do lar no Ceará”.
“Ao mesmo tempo, os números reforçam que essa retomada ainda é desigual, visto que muitos negócios seguem operando no limite, com dificuldade para repassar custos e preservar margens (de lucro). Esse cenário exige atenção do poder público, diálogo e políticas que ajudem quem gera emprego, renda e movimenta a economia todos os dias”, defende Righetto.