Faculdade realiza Shark School em Fortaleza e conecta jovens ao mercado de trabalho
Programa criado pela Faculdade Inbec oferece bolsas, capacitação em engenharia e TI e aproxima estudantes de empresas parceiras em Fortaleza
09:00 | Set. 16, 2025
O Shark School, programa criado pela Faculdade Inbec para capacitar jovens em Engenharia Civil e Tecnologia da Informação, chega à sua quarta edição com o objetivo de fortalecer a inserção profissional por meio de bolsas de estudo e estágios financiados por empresas parceiras.
O modelo envolve treinamentos práticos e teóricos, mentorias com especialistas e uma etapa final de apresentação de projetos em formato de pitch para empresários.
Conforme às informações da instituição, ao longo de suas quatro edições (uma por semestre), com 126 inscritos, mais de 20 alunos já conquistaram bolsas e estágios em edições anteriores.
Para este ciclo, mais de 48 estudantes foram “adotados” por empresas anjo, responsáveis pelo custeio das bolsas e pelo acompanhamento do desenvolvimento dos participantes. Nesta edição, o número de adotados também se insere nesse acumulado.
Quem participa
O programa é voltado para jovens que concluíram o ensino médio em escolas públicas, , sem limitação de vagas. Também há participação de colaboradores e filhos de colaboradores das empresas parceiras, por meio de indicação direta.
As empresas que atuaram como “anjos investidores” nesta edição incluem:
- MS Engenharia (Construção Civil e Energia);
- JP Eng (Construção Civil);
- 55 ENERGY (Energia);
- Normatel (Varejo e Construção Civil);
- Castelo Borges (Serviço);
- M Dias Branco (Indústria);
- Suporte e Imagem (Tecnologia);
Cada empresa paga a mensalidade dos alunos adotados e, além disso, oferece contrato de estágio e bolsa aos estudantes. A Faculdade INBEC também contribui com adoções de alunos e oferece contrapartidas às empresas parceiras.
O caminho até o estágio
O processo seletivo envolve inscrição, capacitação gratuita e apresentação final. Durante três meses, os estudantes passam por treinamentos em oratória, noções de engenharia ou tecnologia da informação, marketing pessoal e outras competências.
Ao final, realizam pitchs para as empresas parceiras, que podem contratar um ou mais candidatos, garantindo a eles bolsas de estudo e estágio.
“O projeto nasceu com o propósito de transformar vidas por meio da educação, conectando jovens talentos ao mercado e estimulando práticas de inovação e responsabilidade social”, afirmou o CEO da INBEC, Antônio Bitencourt.
Já para Lucas Moraes, coordenador de graduação em Engenharia Civil, a iniciativa alia inclusão social, formação técnica e responsabilidade empresarial.
Resultados e desafios
Apesar de já ter formado bolsistas que avançaram para o mercado de trabalho, o impacto do Shark School ainda não é detalhado publicamente em números consolidados. Faltam informações sobre a taxa de efetivação dos alunos, duração média dos estágios e acompanhamento posterior à inserção.
A assessoria da INBEC também não divulgou o valor das bolsas nem a lista de empresas participantes. A instituição destaca, no entanto, que o projeto se alinha às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), com foco na inclusão de jovens de baixa renda e no fortalecimento das relações entre educação e mercado.
Evento em Fortaleza
Segundo a instituição, o objetivo do programa vai além da formação técnica: reconhecimento dos alunos, integração com o mercado e acesso a uma infraestrutura de ensino alinhada às demandas profissionais, com professores do mercado e oportunidades de inserção direta nas empresas participantes.
A quarta edição do Shark School terá apresentação pública no dia 16 de setembro, às 19h, na unidade da INBEC em Fortaleza. A programação inclui os pitches finais dos estudantes para empresários convidados, além de ser aberto ao público mediante inscrição prévia via WhatsApp (link para inscrição).
Durante a apresentação, os alunos demonstram os conhecimentos adquiridos e disputam a oportunidade de serem adotados pelas empresas anjo, assegurando a continuidade da formação acadêmica e profissional.