Plano de Voo 2030 promete transformar a experiência de voar com a Iberia na próxima década
/ Crédito: Divulgação/ Iberia
A companhia aérea Iberia apresentou seu novo plano estratégico de longo prazo, o Plano de Voo 2030, com previsão de investimentos de 6 bilhões de euros ao longo dos próximos anos. A iniciativa tem como meta central alcançar uma rentabilidade anual entre 13,5% e 15% e guiará as ações de crescimento, inovação e modernização da empresa, que completa 100 anos em 2027.
A proposta inclui desde a ampliação significativa da frota até a construção de um novo complexo corporativo e de inovação, passando por ações voltadas à experiência do cliente, abertura de novos destinos, avanços tecnológicos e reforço na contribuição econômica da Iberia para a Espanha.
Direto de Madri: CEO Marco Sansavini apresenta as novas rotas estratégicas da Iberia Crédito: Patricia J Garcinuno
Expansão da frota e novos mercados
Um dos eixos centrais do Plano de Voo 2030 é o crescimento da frota de longa distância, dos atuais 45 aviões para 70 aeronaves. A companhia pretende incorporar modelos como o A350, A321XLR e possivelmente o A330NEO, este último parte de um pedido realizado pelo grupo IAG, do qual a Iberia faz parte. A frota de curta e média distância também será renovada, com a substituição quase total dos aviões mais antigos pelos novos A320 e A321NEO, mais eficientes e com menor emissão de poluentes, alinhando-se ao objetivo de emissões líquidas zero até 2050.
A expansão da malha aérea inclui a abertura de rotas para três novos destinos: Toronto (Canadá), Filadélfia (Estados Unidos) e Monterrey (México). Essas cidades se somam às recentemente anunciadas: Recife e Fortaleza (Brasil), e Orlando (Estados Unidos). Além disso, a companhia deve ampliar a frequência de voos em algumas rotas existentes e explorar novas conexões, com foco especial no continente americano.
Com foco na qualidade do serviço, a Iberia prevê a renovação completa das cabines de longa distância, com melhorias no conforto, conectividade e design. De acordo com a companhia, as aeronaves de fuselagem estreita também passarão a contar com compartimentos XL para bagagens de mão, ampliando a capacidade e agilidade no embarque.
O atendimento em solo será igualmente reforçado, com destaque para a construção de uma nova sala Premium no Terminal 4 do Aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas, hub estratégico da empresa. A digitalização dos serviços e o uso de inteligência artificial são apontados como ferramentas-chave para oferecer uma experiência mais personalizada aos passageiros.
Cidade Iberia: novo centro de inovação
Um dos projetos estruturais previstos é a criação da Cidade Iberia, em La Muñoza, região próxima ao aeroporto de Madri. O complexo abrigará a nova sede corporativa da companhia e servirá como um centro de tecnologia e inovação aeronáutica. A proposta é transformar o espaço em um dos principais polos do setor na Europa, ampliando as atuais instalações e promovendo integração entre áreas operacionais, administrativas e de pesquisa.
O plano também projeta impacto direto na economia espanhola. A Iberia pretende contratar, em média, mil novos colaboradores por ano até 2030, para dar suporte à ampliação da frota, da operação e dos novos projetos. De acordo com estimativas realizadas pela PwC, a companhia aérea deve gerar 250 mil empregos diretos, indiretos e induzidos ao fim do período, o que representa um aumento de 42% em relação aos números atuais.
Ainda segundo os cálculos, a contribuição da Iberia para o PIB da Espanha passará dos atuais 13,8 bilhões de euros (em 2024) para cerca de 19 bilhões anuais até 2033.
Fundada há 97 anos, a Iberia atua com o propósito de conectar pessoas, promovendo prosperidade e desenvolvimento. Opera a partir do Aeroporto de Madri-Barajas, onde construiu um dos hubs mais relevantes da aviação europeia. A companhia se destaca pelo compromisso com a inovação, sustentabilidade e qualidade do serviço.
Espaço Iberia foi palco do lançamento do plano que guiará a companhia até 2030 Crédito: ENRIQUE ESCANDELL
AO VIVO: Turismo cearense e suas perspectivas para 2024 | Debates do Povo 20/2/24