Protestos contra turismo em massa tomam ruas da Europa

Protestos contra turismo em massa tomam ruas da Europa

Manifestações em Barcelona, Lisboa e cidades italianas criticam impactos do turismo desenfreado nos preços dos imóveis e na qualidade de vida dos moradores locais
Autor Bianca Nogueira
Autor
Bianca Nogueira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Manifestações contra o turismo "descontrolado" marcaram este domingo, 15 de junho, em várias cidades de Portugal, Itália e Espanha. Os protestos ocorrem às vésperas do verão no hemisfério norte, período em que o número de visitantes na Europa costuma aumentar significativamente.

A expectativa para 2025 é de um crescimento de 11% no setor turístico europeu, com faturamento estimado em US$ 838 bilhões — o equivalente a R$ 4,6 trilhões, aproximadamente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na Itália, atos foram registrados em pelo menos cinco cidades: Gênova, Nápoles, Palermo, Milão e Veneza. Nesta última, moradores pressionam para barrar a construção de dois novos hotéis que juntos somariam 1.500 leitos. Vale lembrar que, em abril, já haviam ocorrido protestos semelhantes no país.

Em Portugal, uma manifestação está programada para o final do dia, refletindo o mesmo descontentamento que cresce em outras partes da Europa.

Protestos contra turismo: 600 manifestantes em Barcelona

Entretanto, foi em Barcelona, na Espanha, que os protestos ganharam maior destaque. Cerca de 600 manifestantes tomaram as ruas com cartazes dizendo "o turismo de massa mata a cidade" e "a ganância deles nos traz a ruína", enquanto gritavam frases como "Suas férias, minha miséria".

A cidade catalã, com 1,6 milhão de habitantes, recebeu nada menos que 26 milhões de turistas ao longo de 2024.

As ações fazem parte da aliança SET — sigla para "Europa do Sul contra o Superturismo". O grupo denuncia os efeitos negativos do turismo em larga escala, como o aumento no preço dos imóveis e a expulsão de moradores de seus próprios bairros.

Além de Barcelona, outras regiões da Espanha também registraram protestos neste domingo, incluindo Palma de Maiorca, Málaga, San Sebastián, Ibiza e Granada.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar