Ceará quer voos diários para Madrid a partir de 2026
Após fechar nova conexão com a Iberia já com a estimativa de quatro voos semanais a partir de março do próximo ano, a meta é ter aviões saindo todo dia para o destino europeu
A Secretaria de Turismo do Ceará está em negociações com a Iberia Airlines, companhia que operará o trecho Fortaleza-Madri a partir de 2026, para aumentar a frequência do voo.
A estimativa é de quatro operações semanais a partir de março do próximo ano. No entanto, o titular da Pasta, Eduardo Bismarck (PDT), afirmou que a meta é ter aviões saindo todo dia para o destino europeu até o fim de 2026.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"O voo é permanente, mas precisa de um crescimento. Então, a companhia já está sentindo uma força de demanda, de compra de passagens, que já estão à venda no site."
Conforme o secretário do Turismo, os preços são atrativos justamente para abrir esse fluxo de passageiros. Uma consulta feita pelo O POVO, em março deste ano, mostrou que, para o voo inaugural, o preço da passagem custa a partir de R$ 2.076 o trecho.
Leia mais
"A ideia da reunião que tivemos lá em Madrid (com a empresa), é chegar ao final do ano com um voo diário, ou seja, 7 dias por semana. Isso porque o trecho é muito curto. Então, eles conseguem, com a mesma aeronave, vir todos os dias. Não dependem de ter aeronaves reservas com tanta frequência para fazer manutenção."
Por fim, Eduardo Bismarck ressaltou que a Iberia está bem positiva com relação às vendas e está sendo elabora um plano de marketing dessa rota, para colocar em prática a partir do segundo semestre, e assim concretizar o voo em 2026.
Atualmente, o percurso exige ao menos uma escala, com troca de aeronave. A parada é habitualmente feita em Lisboa, já na Europa, ou em Recife (PE), antes de sair do País. A última vez em que a companhia atuou em um voo direto Fortaleza – Madrid foi em 2015.
Já é possível comprar passagens para o voo Fortaleza-Madri pelo site da empresa.
Voos Fortaleza - Madri: como será?
No começo da operação, em janeiro de 2026, a rota funcionará três vezes por semana. A partir de março, serão quatro voos semanais entre Fortaleza e Madri.
O novo voo Fortaleza – Madrid já aparece no sistema de programação de voos da Agência Nacional de Aviação Civil Civil (Anac).
O voo será operado pelo Airbus A350-900, que acomoda até 348 passageiros, que inclui:
- 31 assentos-cama na Classe Executiva,
- 24 poltronas com espaço extra na Econômica Premium e
- 293 lugares na Econômica regular.
Principais mercados internacionais para o Ceará no 1º trimestre de 2025
- Portugal: 21,48%
- Argentina: 19,27%
- EUA: 8,53%
- Itália: 8,45%
- França: 8,37%
- Alemanha: 7,09%
- Reino Unido: 5,96%
- Chile: 5,40%
- Outros: 15,44%
Fonte: Setur-CE