Estação Tecnológica da prefeitura de Quixadá está 94,5% concluída

Estação Tecnológica da prefeitura de Quixadá está 94,5% concluída

Segundo o anunciado pelo prefeito da Cidade, Ricardo Silveira, a inauguração do equipamento deve ocorrer nos próximo meses

Com um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, a nova Estação Tecnológica da prefeitura de Quixadá, município distante 169,61 km de Fortaleza, deverá ser inaugurada nos próximos meses. 

Segundo o prefeito da Cidade, Ricardo Silveira, a obra do equipamento, que será localizado no prédio de uma antiga estação de trem, já está 94,5% concluída, estando agora na fase de acabamento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O gestor se reuniu no último dia 29 com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, com o do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, e com o diretor técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), Alci Porto, parceiros chamados para o projeto.

Na ocasião, foram discutidos o modelo e detalhes da Estação Tecnológica, que deverá oferecer atividades como incubação de startups, programas de capacitação tecnológica, apoio a pesquisas aplicadas e realização de eventos relacionados à inovação.

 

Sobre o equipamento, o prefeito reforçou que ele “vai ser um divisor de águas na nossa cidade”. E adiantou que um projeto de lei está sendo preparado para garantir incentivos fiscais e administrativos a fim atrair empresas de tecnologia para Quixadá.

Destacando, inclusive, uma mudança de vocação econômica do município, que antes era mais focado na agricultura e a pecuária.

O reitor da UFC também ressaltou a importância do espaço, porém explicou que o desafio será a articulação entre os diferentes entes responsáveis.

“Já temos excelentes exemplos de egressos de sucesso do Campus de Quixadá trabalhando para empresas nacionais e internacionais. Temos todo o potencial instalado. O que precisamos é desse movimento para termos convergência”, explicou.

Essa preocupação foi reforçada por Wally Menezes, que explicou que deverá haver uma interlocução entre as instituições de ensino, a Prefeitura de Quixadá, o Governo do Estado e a iniciativa privada.

Já Alci Porto, do Sebrae, citou que levantamentos feitos pela entidade mostram que um dos gargalos para as empresas é o acesso à inovação e tecnologia. O que fazia com que jovens cearenses da área de TI escolhessem sair do Estado.

Porém, ele explicou que essa tendência está mudando nos últimos anos, com o avanço da interiorização do ensino superior, cenário que, para Alci, a Estação Tecnológica irá beneficiar.

“A ideia é dar ao empreendedor cearense a oportunidade de, onde ele estiver, ter acesso à tecnologia e inovação”, pontuou.

Educação e Mercado de Trabalho | O POVO Educação

Mais notícias de Economia

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar