Obra de urbanização da orla da Barra do Ceará será entregue no começo de 2022

O andamento do projeto urbanístico e socioeconômico foi vistoriado pelo prefeito Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), na manhã desta segunda-feira, 6 de setembro

O andamento das obras do projeto Beira-Rio, que implementará ações de reurbanização na orla da Barra do Ceará em Fortaleza não foi afetado pela pandemia de Covid-19 e o cronograma de entrega será mantido. A avaliação foi feita pelo prefeito da Capital, José Sarto Nogueira (PDT), na manhã desta segunda-feira, 6 de setembro. 

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o gestor municipal se comprometeu a entregar todo o projeto  urbanístico e socioeconômico ainda no primeiro semestre do próximo ano. Sem data específica, Sarto afirmou mais de uma vez que as obras serão entregues "no começo de 2022". 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As intervenções no local estão orçadas em R$ 7,8 milhões a serem aplicados na implementação de quadras de areia, pavimentação, projetos paisagísticos e quiosques. Além de bicicletários, vagas de estacionamento e a revitalização da Praça Santiago, conhecida como o Marco Zero de Fortaleza.

LEIA TAMBÉM

Ao lado do secretário da Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, o gestor ponderou ainda que serão entregues 30 quiosques para abrir novos permissionários que queiram atuar no local após entrega do projeto e garantiu que todos os comerciantes que já desenvolviam alguma atividade na região de intervenção das obras serão amparados com infraestrutura para voltarem a operar na região. 

"Nós governamos para periferia, para você e para quem mais precisa. Todos que já atuavam aqui terão plenas condições de voltarem para cá e tirar daqui da orla da Barra o seu sustento", pontuou Sarto. Ao todo, 33 mil metros quadrados de orla serão revitalizados. 

Em paralelo às intervenções urbanísticas, o secretário Samuel Dias afirmou que todas as famílias que foram afetadas pelas obras e que tiveram as casas demarcadas em áreas de risco de erosão serão desapropriadas e indenizadas até o fim das obras. 

"Na área de construção do muro de contenção, todas as famílias que foram desapropriadas, serão realocadas e indenizadas. Estamos tirando uma área de risco e entregando um lugar seguro, bem equipado e com potencial de desenvolvimento", reforça Samuel.

Sarto destacou que após a entrega das obras, a região será um dos focos de investimento na Capital e que a construção foi pensada como mecanismo de impulsionamento econômico para região. 

O projeto vem de gestões municipais anteriores e se une ao Vila do Mar, no qual intervenções estruturais e sociais foram realizadas nos bairros Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará. O plano urbanístico foi escolhido para reforma através do projeto Você Faz Fortaleza, no qual foram distribuídos totens onde a população selecionou espaços a serem requalificados. A Barra do Ceará foi a segunda mais votada.

Veja maquete ilustrativa do Projeto Beira-Rio


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

xPROJETO BEIRA RIO CEARÁ BARRA CEARÁ FORTALEZA URBANIZAÇÃO OBRAS ORLA BARRA CEARÁ OBRAS MARCO ZERO CEARÁ ECONOMIA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar