Moradores reclamam de problemas e atrasos em obra no Marco Zero de Fortaleza

Não recebimento das indenizações da Prefeitura Municipal pelos imóveis desabrigados para a revitalização do local; pessoas em situação de vulnerabilidade ocupados os quiosques já construídos e a lentidão na finalização da obra são algumas das queixas dos moradores do entorno do Marco Zero de Fortaleza, na Barra do Ceará.

Intitulada de Projeto Beira-Rio, a Prefeitura de Fortaleza iniciou no ano passado a requalificação de um trecho da Barra do Ceará, localizado no Marco Zero de Fortaleza. A previsão de entrega da obra é de 12 meses. A Rádio O POVO CBN esteve no local nesta manhã, 15.

Embora programada para iniciar no dia 1º de julho do ano passado, a obra começou um mês depois e ainda não há certeza sobre a entrega no prazo estipulado, já que a obra deveria durar um ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

A desapropriação das pessoas que possuíam construções no local já aconteceu. A ação foi feita com o intuito de concluir a revitalização. Segundo alguns moradores ouvidos pelo O POVO, houve um acordo financeiro para a venda dos imóveis à gestão municipal, mas as pessoas ainda não receberam as quantias negociadas pelas vendas do imóveis.

LEIA TAMBÉM | Projeto Beira-Rio: requalificação da Barra do Ceará visa atrair fortalezenses e turistas fora do Ceará

Nesta terça-feira, 15, o que se viu no local foi entulhos, lixos e alguns trabalhadores atuando na obra. Os moradores também falaram a respeito da ocupação de pessoas desabrigadas dormindo nos quiosques já construídos.

Não há estatísticas oficiais a respeito das pessoas em condições de vulnerabilidade e em situação de rua, mas eles são percebidos em diversos espaços, como no relato da população que frequenta o Marco Zero. A equipe do O POVO contatou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINF) e aguarda um posicionamento. 

O Projeto totaliza cerca de R$ 7,8 milhões e foi escolhido para reforma através do projeto Você Faz Fortaleza. A obra visa atrair fortalezenses e turistas fora do Ceará para o local e abandonar o estigma de um espaço de violência.

Estão inclusas na obra a implementação de quadras de areia, pavimentação, projetos paisagísticos e quiosques. Além de bicicletários, vagas de estacionamento e a revitalização da Praça Santiago, conhecida como o Marco Zero de Fortaleza.

VEJA O VÍDEO DA MAQUETE ELETRÔNICA URBANIZAÇÃO BEIRA RIO:


O projeto vem de gestões municipais anteriores e se une ao Vila do Mar, no qual intervenções estruturais e sociais foram realizadas nos bairros Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vila do Mar Barra do Ceará Projeto Beira-Rio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar