ZPE Ceará: reajuste de preços terá 50% de abatimento em 2021

De acordo com portaria de nº 38/2021, publicada no Diário Oficial do Estado, o reajuste de preços do setor 1 será de 12,85%. Metade do previsto pelo IGP-M para o período

A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), a primeira a entrar em operação no Brasil, decidiu reduzir em 50% o percentual de reajuste de preços do setor 1. Os valores são corrigidos anualmente pelo Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), que sofreu variação de 25,71%, de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021. Porém, para manter as condições empresariais competitivas em meio à pandemia, o percentual que será aplicado pela ZPE cearense até 31 de janeiro de 2022 será de 12,85%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A decisão foi tomada na 144ª Reunião de Diretoria Executiva da ZPE, do início deste mês, e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 17. Na justificativa da portaria 38/2021, o presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, pondera que a nova tabela de preços com 50% de abatimento no reajuste leva em consideração "a necessidade de manter condições comerciais e empresariais atrativas e competitivas na gestão e desenvolvimento da ZPE do Pecém mesmo durante o difícil período experimento em razão da pandemia".

Os efeitos da portaria terão vigência e validade até 31 de janeiro de 2022, automaticamente prorrogados até nova atualização, podendo sofrer adequações de acordo com as necessidades operacionais.

 

LEIA TAMBÉM | Novo marco legal favorece atração de empresas setor 2 da ZPE do Ceará

No primeiro semestre deste ano, a ZPE do Ceará registrou crescimento de 17,3% na sua movimentação de cargas. Foram mais de 6,3 milhões de toneladas (t) que passaram pelos gates da free trade zone (portões de comércio livre) cearenses, aproximadamente 930 mil t a mais ante igual período do ano passado.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

reajuste preços zpe ceara ZPE Pecem reajuste 12 85% impacto da pandemia na economia IGPM transporte de cargas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar