Complexo do Pecém fecha acordo comercial e técnico com Porto e Zona Franca de Sohar

Ambos os equipamentos têm o Porto de Roterdã como acionista, o que facilitou o acordo de cooperação comercial e técnico entre os terminais portuários e industriais

O Complexo do Pecém (Cipp S/A), no Ceará, assinou Termo de Cooperação com o Porto e Zona Franca de Sohar, que fica em Omã, no Oriente Médio, para ampliar o intercâmbio de experiências, melhores práticas e prospecção de novos negócios internacionais.

LEIA MAIS | Qair Brasil calcula investir US$ 6,8 bilhões de olho no hidrogênio verde do Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

ESPECIAL OP+ | O caminho do Ceará para conquistar o mundo com energia limpa

+ Qair Brasil prevê conclusão de novo complexo eólico em Trairi até dezembro

Facilitou o acordo ambos terem o Porto de Roterdã como um de seus acionistas. A partir da assinatura, haverá cooperação comercial e técnica entre os terminais industriais e portuários. 

Sohar fica entre Muscat e Dubai, posicionado para o Mar da Arábia, e é considerado um dos portos que mais crescem no mundo, com investimentos que chegam a US$ 26 bilhões.

O interesse no Porto do Pecém é na logística utilizada no Ceará para exportação de alimentos, principalmente frutas. 

Em suma, o acordo permitirá que os complexos avancem operações marítimas e logísticas globais, incluindo a exploração de oportunidades de negócios conjuntas, o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de tecnologias para Hidrogênio Verde (H2V) e outras energias renováveis.

“Parcerias internacionais, como essa com o Pecém, nos permite consolidar conhecimentos que nos ajudam a fortalecer e expandir nossa rede portuária mundial, promovendo a competitividade econômica”, diz, em nota, Mark Geilenkirchen, CEO de Sohar, que assinou o documento de cooperação mútua junto com o vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst, em cerimônia online.

Ele acrescenta  que Sohar já possui um forte laço com o Brasil, pois lá é um dos maiores terminais de minério do mundo, construído para as operações da Vale, gigante brasileira da mineração.

“O Brasil é um grande player nas exportações de alimentos, o que faz o Complexo do Pecém ser uma adição muito bem-vinda ao nosso próspero cluster de alimentos. Ao mesmo tempo, ao mostrar o incrível sucesso que a Vale alcançou em Omã nos últimos 10 anos, isso nos permitirá demonstrar às empresas brasileiras as vastas oportunidades que Sohar tem a oferecer”, frisa Mark.

Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém, lembra que o relacionamento com o Porto de Roterdã, iniciado em 2018, abriu muitas oportunidades para o Ceará, incluindo a nova parceria com Sohar. Para ele, com esse acordo, a expectativa é de que o Porto do Pecém, que está localizado em posição estratégica entre os Estados Unidos e Europa, também crie uma conectividade importante entre Europa e Ásia, aproveitando assim todo o potencial do Oriente Médio.

“Somos um complexo industrial e portuário pioneiro no Brasil, pois possuímos a única ZPE (Zona de Processamento e Exportação) em operação no País, inclusive exportando placas de aço para mais de vinte países. Sohar está estrategicamente localizado em uma rota de comércio global, que conecta a Europa e a Ásia, e pode nos proporcionar uma conectividade incomparável, ajudando-nos a aproveitar o enorme potencial da região do Oriente Médio. Esperamos conectar Brasil e Omã com os dois portos e assim agregar valor à nossa base de clientes compartilhada, bem como atrair mais investimentos para o Complexo do Pecém”, afirma Serpa, em nota.

Sobre a assinatura, René Van Der Plas, diretor do Porto de Roterdã, avalia os benefícios para ambos os portos. "Temos muito orgulho do crescimento registrado por Sohar nos últimos anos e queremos replicar esse sucesso no Pecém, que já possui uma cadeia logística bastante privilegiada. Acredito que esse acordo trará uma extensa troca de experiências no setor de alimentos e, também, na ampliação de oportunidades relacionadas à produção do hidrogênio, que é uma prioridade para os próximos anos”.

Durante a assinatura do Termo de Cooperação, também participaram da cerimônia Maia Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará; e Al Khattab Al Maani, representante da Asyad, empresa do governo de Omã que detêm ações de todas as vinculadas do Estado.



 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

complexo do pecem sohar porto de sohar zona franca de sohar termo de cooperacao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar