Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Em agenda no Ceará, Lula visita Porto do Pecém ao lado do governador Camilo Santana

Ex-presidente ainda deve participar de coletiva de imprensa neste sábado
11:15 | Ago. 21, 2021
Autor Luciano Cesário
Foto do autor
Luciano Cesário Autor
Tipo Notícia

Em seu segundo dia de agenda política no Ceará, o ex-presidente Lula participa de uma visita ao Complexo Portuário do Pecém, neste sábado, 21, ao lado do governador Camilo Santana (PT) e de lideranças cearenses do Partido dos Trabalhadores, como os deputados federais José Guimarães, Luizianne Lins e José Airton Cirilo, além do presidente estadual da sigla, Antônio Filho. A dirigente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, também integra a comitiva.

Durante a visita, Camilo destacou o potencial econômico do terminal, que segundo ele deve bater recorde na escoação de produtos e alimentos até o fim deste ano. "Apesar de ser um porto com menos de 20 anos, o Pecém vem crescendo em ritmo acelerado.  Somente neste ano, exportou mais 10 milhões de toneladas em mercadorias, e com expectativa de movimentar 20 milhões até dezembro", disse o governador, enquanto apresentava a estrutura do complexo à comitiva do ex-presidente.

Nas redes sociais, o ex-presidente elogiou a estrutura do porto e destacou que o terminal de cargas cearense é "referência de desenvolvimento e geração de emprego" no País. "O Ceará é o ponto mais próximo da Europa no Brasil. Por aqui entram todos os cabos de fibra ótica do País. Um porto inteligente, que gera mais de cearense!", escreveu Lula em publicação no Instagram. Na ocasião, o petista também posou para fotos com operários. 


Ainda durante este sábado, Lula deve participar de uma coletiva de imprensa na Zona de Processamento de Exportação do Ceará – ZPE, localizada dentro das instalações do completo portuário. Ontem, 20, poucas horas após desembarcar na Capital Cearense, Lula foi recebido pelo governador Camilo Santana no Palácio da Abolição, sede do Poder Executivo Estadual. “Conversamos sobre a conjuntura política do país e as ações em andamento no estado do Ceará. Agradeço pela visita”, escreveu o governador em suas redes sociais ao término do encontro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Camilo Santana recebe ex-presidente Lula: "Bem-vindo ao Ceará"

Eleições 2022
17:41 | Ago. 20, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana (PT) usou as redes sociais, nesta sexta-feira, 20, para divulgar sua recepção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula na Silva durante seu desembarque no Aeroporto de Fortaleza. Quase cinco anos depois de sua última passagem pelo Ceará, o petista volta ao estado nesta sexta-feira, 20. A visita faz parte de agenda pelo Nordeste para definir articulações de olho nas eleições de 2022.

Essa é a primeira passagem de Lula pelo estado desde que foi condenado na Operação Lava Jato, cuja sentença foi anulada pelo Supremo em decisão deste ano, devolvendo os direitos políticos do petista. No Ceará, Lula deve finalizar sua visita ao estado na próxima segunda-feira, 23.

LEIA MAIS l "Quando um não quer, dois não brigam", diz Lula sobre Ciro; petista chega hoje ao Ceará

Ainda nesta sexta, Lula e Camilo devem participar de um almoço organizado pelo governador, no Palácio da Abolição. No domingo, 22, o líder do PT deve descansar em hotel em está hospedado em Fortaleza. No sábado, os petistas devem visitar o Porto do Pecém. Na segunda-feira, 23, o ex-presidente realiza as reuniões com lideranças partidárias antes de partir para o Rio Grande do Norte. 

Confira as passagens de lula pelo Nordeste até o momento:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula quer Eunício de volta ao Congresso

22:37 | Ago. 18, 2021
Autor
Tipo Notícia

O ex-presidente Lula incluiu, em sua agenda a ser cumprida a partir de amanhã, em Fortaleza, um outro almoço: agora na casa do ex-presidente do Congresso Nacional e dirigente do MDB estadual, Eunício Oliveira. O que parecia um encontro envolvendo o Psol, PCdoB e outros partidos, além do MDB, acabou levando Lula a aceitar o almoço com o ex-senador, porque Eunício vem negociando, junto à cúpula nacional emedebista, acordo para que a legenda possa estar com ele na disputa presidencial de 2022. Eunício já avisou que apoiará o petista no que ele definir, pois vê o País mergulhado no retrocesso e com a democracia sob risco. Lula, inclusive, já disse para Eunício que aguarda seu retorno ao cenário do Congresso ano que vem. O dirigente do MDB só não decidiu que mandato postulará.

Leia também | Lula e o xadrez político no Ceará

I love Icapuí

Por falar em Lula, há informações de que ele passará o domingo em Icapuí, como hóspede do governador, que tem casa nessa cidade litorânea. Há, inclusive, um grupo de moradores das comunidades de Retiro Grande e Ponta Grossa querendo ir se queixar ali da Prefeitura, que cortou a água.

Novos cursos

A Urca incluiu os cursos de Medicina e Turismo em seu Vestibular 2021.2, que ocorrerá em outubro.Serão ofertadas 1.280 vagas para todos os cursos, sendo que para Medicina são 30 vagas para o campus do Crato, e Turismo, 40 vagas para o campus Barbalha.

Parcerias

A Secretaria de Educação Superior do MEC renovou, por mais cinco anos, o credenciamento da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef). Com isso, o organismo pode atuar como fundação de apoio à UFC.

Área invadida no bairro Aracapé
Área invadida no bairro Aracapé (Foto: LEITOR)

Alô, Agefis! 

A Agefis precisa, com urgência, fazer uma fiscalização na rua Miguel Aragão, no bairro Aracapé. Espertalhões estão se apoderando do canteiro central da rua e fazendo várias construções de alvenaria para funcionarem como bares e lanchonetes.

Sem cloroquina

Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do MS, participou ontem, em Juazeiro do Norte, de uma capacitação para profissionais de saúde do Cariri. No ato, apresentou ações como o Guia da Atividade Física para a População Brasileira.

Fiscal da verba

Danilo Forte (PSDB) vai criar comitês responsáveis por monitorar cada área de execução orçamentária, inclusive de anos anteriores, mas com atenção para a atual, que está atrasada. Missão dada por Rose de Freitas, que preside a Comissão Mista do Orçamento.

Exemplo

O Dr Cabeto, que sempre utilizou seu veículo particular durante a gestão na SESA, dispensando carro oficial e motorista, ao chegar ontem para se despedir dos servidores, já não estacionou mais na vaga reservada ao secretário. Usou estacionamento externo.

Interventores

O governo estadual reinaugurou, após seis anos de reforma, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, excluindo o nome do então governador e colocando "Biblioteca Pública do Ceará". Tem gente do Instituto Histórico reclamando. Bom, desse jeito, vão já tirar o nome do PV.

Na CCJ

Recém-empossado,Guilherme Sampaio (PT) já conseguiu ingressar como membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, considerada a mais importante da Assembleia legislativa. Por lá, passam todos os projetos de grande relevância.

Sem bolo

A Academia Cearense de Letras completou 127 anos de fundação, na última terça-feira. Sem festa. Houve apenas uma reunião para marcar a data, sob o comando do ex-governador Lúcio Alcântara, atual presidente da entidade.

Sobe

Camilo Santana, que vai punir funcionário público que não se vacinar. O direito individual não pode se sobrepor ao coletivo.

Desce

A volta das coligações partidárias. Um retrocesso, que só beneficia partidos de aluguel e, claro, negociatas de olho nos pleitos.

Horizontais

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho abre hoje, às 19h, a Exposição Virtual de Trabalhos em Litografia. Em seu site (www.eao.org.br). /// A Prefeitura de Cascavel ganhará brinquedopraça do governo. Na praça central da Praia da Caponga, informa o prefeito Tiago Ribeiro. /// A posse do empresário e poeta Pio Rodrigues como membro da Academia Cearense de Letras já tem data: dia 2 de setembro. Sem festa. /// Só lembrando: "Quando é mesmo que essa novela trágica da José Avelino terá um fim?"

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula desembarca em Pernambuco para iniciar articulação política no Nordeste

Política
13:41 | Ago. 15, 2021
Autor Vítor Magalhães
Foto do autor
Vítor Magalhães Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está no Nordeste. O petista desembarcou no Recife, em Pernambuco, na tarde deste domingo, 15, e começará ainda hoje agenda de articulações em busca de consolidar alianças e palanques estaduais para 2022.

O itinerário de Lula na Região durará 11 dias e passará por seis estados: Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. No Ceará, Lula tem chegada prevista para a próxima sexta-feira, 20, e deve permanecer até a segunda-feira, 23.

Lula chegou ao Recife em um avião privado e veio acompanhado da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O ex-presidente foi recepcionado por correligionários e posou para fotos ao lado de lideranças da legenda como o senador Humberto Costa (PT-PE), membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, e do deputado federal cearense José Guimarães.

Segundo maior colégio eleitoral do País, considerando apenas as regiões, o Nordeste é uma das principais vias eleitorais entre os que disputam o Palácio do Planalto. No passado recente, a Região foi decisiva em vitórias de governos petistas. Atualmente, quatro dos seis estados que Lula visitará são governados pelo PT.

Durante a viagem, o ex-presidente, que readquiriu direitos políticos neste ano, também deve se reunir com representantes de movimentos populares e sindicais. Não há previsão de ato público.

O primeiro compromisso deve ser um encontro com o governador Paulo Câmara (PSB) e a cúpula da sigla, a qual Lula julga como preferencial para estar na chapa eleitoral de 2022.

O ex-presidente deverá ser recebido para um jantar às 20h, no Palácio do Campo das Princesas (sede do governo), onde também estará presente o prefeito de Recife, João Campos (PSB), que venceu Marília Arraes (PT) no pleito municipal de 2020 com discurso antipetista.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags