TAP confirma retomada da rota Fortaleza-Lisboa

Governo de Portugal havia fechado as fronteiras do país para voos comerciais vindos do Brasil desde o fim de janeiro. Nesta sexta-feira, 16, rota foi liberada

A companhia aérea portuguesa TAP confirmou nesta sexta-feira, 16, a volta da rota Fortaleza-Lisboa. A ligação internacional estava suspensa desde o fim de janeiro, quando o governo de Portugal fechou as fronteiras para voos comerciais vindos do Brasil. Mas, esta restrição acabou hoje e, de acordo com a Fraport Brasil - Fortaleza, administradora do Aeroporto Internacional Pinto Martins, o primeiro voo da retomada chega às 20 horas e decola de volta neste sábado, 17, às 23 horas.

LEIA MAIS | Portugal encerra suspensão de voos com Reino Unido e Brasil

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O governo de Portugal foi o primeiro grande país europeu a reabrir suas fronteiras com o Brasil, além de encerrar a suspensão de voos com o Reino Unido. Mas as restrições de outros países continuam. A França, por exemplo, anunciou na última terça-feira, 13, que suas fronteiras estão fechadas para voos vindos do Brasil. O país se junta a outros europeus, como Holanda e Espanha, que restringiram as rotas com o território brasileiro pelo risco de contágio pela cepa P1 oriunda de Manaus.

VEJA AINDA | Companhias aéreas adiam retomada de voos internacionais para o fim do ano

O impacto para a aviação cearense é notória. Ao todo, quatro companhias estrangeiras (que são oriundas de França, Espanha e Holanda) e três nacionais, que operam rotas internacionais a partir do Aeroporto de Fortaleza, estão sem voos. O POVO realizou levantamento com as companhias e a previsão de retorno para as que dão alguma sinalização é para o fim do segundo semestre deste ano a depender da condição da pandemia no País.

Situação na França

Em comunicado em que se posiciona após a decisão do governo francês, a Air France ressalta que a decisão governamental é por tempo indeterminado e informará todos os clientes impactados. Sobre a retomada a Fortaleza, a aérea lembra que o retorno em junho não será mais possível. "Air France seguirá acompanhando as determinações do governo francês para definir e adaptar sua malha."

O temor dos europeus e, mais especificamente dos franceses, é a variante em circulação no Brasil. Por sinal, no pronunciamento em que fecha as fronteiras da França por tempo indeterminado, o primeiro-ministro Jean Castex, citou a ameaça das variantes brasileiras, como a P1, descoberta em Manaus, associada a maior transmissibilidade e letalidade.

+ Fraport negocia com ANAC novo reequilíbrio financeiro do contrato de concessão parecido com os R$ 90 mi de 2020

+ Ceará foi uma das principais portas de entrada do coronavírus no País, diz estudo

No Ceará, a decisão francesa fecha todas as possibilidades de brasileiros entrarem na Europa, agora só devem voar entre os destinos voos de repatriação de cidadãos europeus. "Sem saúde não tem turismo", lamentou o titular da Secretaria do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que ressalta que o turismo mundial só deve reaquecer quando a crise sanitária for superada e o turista retome a segurança em viajar.

Expectativa para os voos para Espanha

A Air Europa, por exemplo, que opera a rota Fortaleza-Madri (Espanha), informou ao O POVO que só deve retomar as operações no Pinto Martins em dezembro caso a situação da pandemia tenha melhorado e as fronteiras entre os países estejam abertas. Desde o ano passado, a companhia mantinha a postura de retomar a rota em março passado, mas os planos mudaram por conta da doença.

Aéreas brasileiras não dão data para retorno de voos internacionais


Das aéreas nacionais, a Azul respondeu ao O POVO que sua rota com destino a Caiena (Guiana Francesa) segue sem previsão de retorno. Já a Gol espera que os voos para Buenos Aires (Argentina) e Orlando e Miami (ambas nos Estados Unidos) sejam retomados no segundo semestre, mas ainda não há data confirmada.

Links úteis para o passageiros que quer suspender ou cancelar viagem


Azul

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem (Opção “Minhas Reservas”)

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos (Opção: “Malha aérea e regras de compra”)

Gol

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Latam

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos

Para orientações sobre voos cancelados e para o uso de créditos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

voos para portugal rota fortaleza lisboa viagem para lisboa aeroporto de fortaleza fraport abertura da fronteira de portugal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar