Portugal encerra suspensão de voos com Reino Unido e Brasil

A TAP vai retomar três voos diretos entre Fortaleza e Lisboa, que desde o fim de janeiro está com a rota suspensa

O governo de Portugal encerrou a suspensão de voos com Reino Unido e Brasil. A companhia aérea TAP informou que "prevê operar um total de 25 voos semanais para destinos brasileiros. Dos quais, dois para Brasília, dois para Belo Horizonte, três para Fortaleza, seis para o Rio de Janeiro (um com partida do Porto), seis para São Paulo, dois para Recife, dois para Recife/Maceió e dois para Salvador". Já para o Reino Unido, a expectativa é operar 15 frequências semanais para Londres-Heathrow. 

Mas as restrições de outros países continuam. A França, por exemplo, anunciou na última terça-feira, 13, que suas fronteiras estão fechadas para voos vindos do Brasil. O país se junta a outros europeus, como Holanda e Espanha, que restringiram as rotas com o território brasileiro pelo risco de contágio pela cepa P1 oriunda de Manaus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O impacto para a aviação cearense é notória. Ao todo, quatro companhias estrangeiras (que são oriundas dos países citados) e três nacionais, que operam rotas internacionais a partir do Aeroporto de Fortaleza, estão sem voos. O POVO realizou levantamento com as companhias e a previsão de retorno para as que dão alguma sinalização é para o fim do segundo semestre deste ano a depender da condição da pandemia no País.

LEIA MAIS | França suspende todos os voos com o Brasil

+ Argentina também já suspendeu todas as rotas aéreas com o Brasil

De acordo com a Fraport Brasil - Fortaleza, administradora do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a estimativa de voos para o mês de abril é de 1.203, uma média de 40 por dia, todos nacionais. A expectativa é de ter movimentação de aproximadamente 6 mil passageiros por dia neste mês. A empresa ainda destaca que, "neste momento, não temos previsão de voos internacionais regulares de passageiros em Fortaleza."

Em comunicado em que se posiciona após a decisão do governo francês, a Air France ressalta que a decisão governamental é por tempo indeterminado e informará todos os clientes impactados. Sobre a retomada a Fortaleza, a aérea lembra que o retorno em junho não será mais possível. "Air France seguirá acompanhando as determinações do governo francês para definir e adaptar sua malha."

Esse cenário negativo se arrasta desde o início da pandemia. A queda dos voos e movimentação de passageiros, já faz até com que a administradora do aeroporto, busque um novo acordo de reequilíbrio financeiro pelo segundo ano consecutivo, nos moldes do que foi acertado em 2020, que corrigiu em mais de R$ 94 milhões o contrato pela depreciação causada pela pandemia e consequente redução de voos e passageiros.

Em entrevista ao O POVO no fim de fevereiro, a diretora comercial e de operações (COO) da Fraport Brasil, Sabine Trenk, destacou que a queda do fluxo foi superior a 56% no ano passado e, na sua avaliação, o cenário deve continuar parecido neste primeiro semestre.

+ Fraport negocia com ANAC novo reequilíbrio financeiro do contrato de concessão parecido com os R$ 90 mi de 2020

De acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA na sigla em inglês - International Air Transport Association), o ano de 2021 continua com demanda diminuta de passageiros e caiu em fevereiro passado tanto na comparação com os níveis pré-pandemia quanto com o mês de janeiro.

As viagens aéreas internacionais apresentaram queda de 74,7% na comparação entre fevereiro de 2021 com o mesmo mês de 2020. O desempenho de todo o mercado mundial foi negativo. A Iata ainda registrou que o mercado doméstico brasileiro também apresentou queda de demanda na casa dos 35% no mesmo período.

"Dois componentes importantes precisam ser desenvolvidos com urgência para retomada eficientes das viagens aéreas. O primeiro é a definição de padrões globais para certificados digitais de teste e/ou vacinação da Covid-19. O segundo é um acordo do governo para aceitar certificados digitais. Nossas experiências até o momento mostram que os sistemas baseados em papel não são uma opção sustentável. São vulneráveis a fraudes", destaca o diretor geral da Iata, Willie Walsh.

VEJA AINDA | Ceará foi uma das principais portas de entrada do coronavírus no País, diz estudo

+ Operações no Aeroporto de Fortaleza estão mantidas mesmo com lockdown

O temor dos europeus e, mais especificamente dos franceses, é a variante em circulação no Brasil. Por sinal, no pronunciamento em que fecha as fronteiras da França por tempo indeterminado, o primeiro-ministro Jean Castex, citou a ameaça das variantes brasileiras, como a P1, descoberta em Manaus, associada a maior transmissibilidade e letalidade. No Ceará, a decisão francesa fecha todas as possibilidades de brasileiros entrarem na Europa, agora só devem voar entre os destinos voos de repatriação de cidadãos europeus. "Sem saúde não tem turismo", lamentou o titular da Secretaria do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que ressalta que o turismo mundial só deve reaquecer quando a crise sanitária for superada e o turista retome a segurança em viajar.

A TAP opera voos diretos entre Fortaleza e Lisboa e desde o fim de janeiro suspendeu a rota. A fronteira entre os países estava fechada até então. A Air Europa, por exemplo, que opera a rota Fortaleza-Madri (Espanha), informou ao O POVO que só deve retomar as operações no Pinto Martins em dezembro caso a situação da pandemia tenha melhorado e as fronteiras entre os países estejam abertas. Desde o ano passado, a companhia mantinha a postura de retomar a rota em março passado, mas os planos mudaram por conta da doença.

O POVO + | ECONOMIA - Janeiro: Quantidade de voos diários no Aeroporto de Fortaleza cai 36%

Para atender às demandas do Ceará, a Air Europa destaca que conta com parcerias estratégicas com a Gol e com a Azul para conectar os passageiros com as atuais frequências em operação saindo de Guarulhos-SP, com destino a Madri, duas vezes por semana, às terças e quintas.

"A pandemia representa um grande desafio para o setor aéreo e a Air Europa tem observado o mercado cotidianamente para que possa retomar suas operações com segurança e qualidade o quanto antes. No momento, nossa previsão de retorno para Fortaleza é em dezembro de 2021, com duas frequências semanais. Com o avanço das campanhas de imunização, importante aliada no combate ao vírus, é possível revisitar as expectativas para a retomada", diz em nota.

Links úteis para o passageiros que quer suspender ou cancelar viagem

Azul

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem (Opção “Minhas Reservas”)

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos (Opção: “Malha aérea e regras de compra”)

Gol

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Latam

Solicite crédito, remarcação ou reembolso de passagem

Informe seus dados e receba informações sobre alterações de voos

Para orientações sobre voos cancelados e para o uso de créditos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ALERTA pandemia epidemia aviação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar