Fevereiro de 2026 terá eclipse solar e raro alinhamento de planetas
"Anel de fogo", passagem de cometa e outros eventos poderão ser vistos no céu de fevereiro de 2026; veja quando acontecem os principais fenômenos celestes do mês
Resumo
O cometa C/2024 E1 (Wierzchos) terá sua maior aproximação da Terra no dia 17.
Um alinhamento de seis planetas (Júpiter, Urano, Saturno, Netuno, Vênus e Mercúrio) será visível após o pôr do sol em 28 de fevereiro.
Diversas conjunções e ocultações entre a Lua e outros astros também marcarão o mês.
Alguns eventos serão visíveis no Brasil; saiba as datas.
Diversas conjunções marcam o calendário astronômico do mês de fevereiro de 2026. Além delas, ocorre a Lua de Neve, um eclipse solar, a passagem de um cometa e um alinhamento de seis planetas no céu.
Embora alguns desses eventos não sejam visíveis em todas as regiões do Brasil, ainda assim há boas chances de acompanhar vários deles ao longo do mês.
A seguir, confira os eventos astronômicos de fevereiro:
Lua de Neve
Logo no primeiro dia de fevereiro, quem gosta de observar o céu poderá contemplar a Lua de Neve. É assim que nativos do nordeste dos Estados Unidos chamam a Lua Cheia deste mês, segundo o site do Planetário da Western Washington University.
A Lua de Neve estará no céu do dia 1º até o dia 17 de fevereiro. Na noite de domingo, exatamente às 19h10min, o satélite natural poderá ser visto por completo.
O nome advém da forte nevasca que acontece na região nesta época do ano. Trata-se de uma tradição anglo-saxônica, que lista os nomes das luas cheias de acordo com características sazonais.
Vale lembrar que o comum é termos 12 luas cheias no ano, uma por mês, assim como as demais fases. Entretanto, 2026 terá uma lua cheia a mais em maio.
Eclipse solar anular: o "anel de fogo"
O primeiro eclipse solar do ano acontecerá no dia 17 de fevereiro, uma terça-feira, e será visível por partes da América do Sul. O evento trata-se de um eclipse anular, chamado de anel de fogo, sobre a Antártida.
O fenômeno acontece quando a lua se alinha entre a Terra e o Sol, formando uma borda brilhante ao redor do satélite. Nesse momento, a Lua está no chamado apogeu, quando atinge a máxima distância da Terra, assim, aparece menor que o Sol, possibilitando a criação do anel "flamejante".
Passagem do cometa C/2024 E1
O cometa Wierzchos, designado astronomicamente como C/2024 E1, ficará visível no Hemisfério Norte no dia 17 de fevereiro, data em que atinge sua maior aproximação da Terra.
Isso acontece porque, nesse período, ele também atinge uma maior distância do brilho do Sol, o que facilita sua visualização; no entanto, seu brilho provavelmente já estará fraco na data.
O cometa foi descoberto pelo astrônomo polonês Kacper Wierzchos em 2024. Ele é um cometa hiperbólico, o que significa que atravessará o Sistema Solar apenas uma vez e seguirá em direção ao espaço interestelar, segundo o mapa do céu do Star Walk.
Alinhamento de seis planetas
Um alinhamento planetário vai durar cerca de uma hora após o pôr do sol do dia 28 de fevereiro.
Os planetas Júpiter, Urano, Saturno, Netuno, Vênus e Mercúrio estarão próximos uns dos outros e estarão visíveis no céu. Confira como aproveitar o fenômeno:
- Visto a olho nu: Júpiter, Saturno, Vênus e Mercúrio
- Visto com binóculos: Urano e Netuno
A Lua estará com cerca de 90% de iluminação e poderá ser vista muito próxima de Júpiter. Neste momento, ela estará em seu último dia de fase Cheia do mês.
Conjunções e ocultações de Astros
As conjunções astronômicas ocorrem quando dois ou mais astros, como a Lua e um planeta, parecem muito próximos no céu quando observados da Terra. Em alguns casos, essa aproximação culmina em uma ocultação lunar, momento em que o satélite passa na frente de outro astro e o esconde temporariamente.
Apesar da aparência, os corpos celestes continuam separados por grandes distâncias no espaço. Esse fenômeno acontecerá múltiplas vezes ao longo de fevereiro.
Exemplos disso serão as aproximações da Lua com o aglomerado de estrelas da Colmeia, com a estrela azul Spica, com a gigante vermelha Aldebarã e com os planetas Mercúrio e Netuno. Ao todo, serão 18 eventos como esses.
Lista com todos os eventos astronômicos em fevereiro de 2026
- 01/02: Conjunção Lua-Aglomerado de Colmeia
- 01/02: Lua de Neve
- 02/02: Conjunção Lua-Regulus
- 07/02: Conjunção Lua-Spica
- 11/02: Conjunção Lua-Antares
- 17/02: Eclipse Solar Anular
- 17/02: Cometa Wierzchos atinge a maior aproximação da Terra
- 19/02: Elongação de Mercúrio
- 19/02: Conjunção Lua-Saturno
- 23/02: Conjunção Lua-Plêiades
- 27/02: Conjunção Lua-Júpiter
- 28/02: Conjunção Lua-Aglomerado de Colmeia
- 28/02: Alinhamento de Júpiter, Urano, Saturno, Netuno, Vênus e Mercúrio