9 de julho é feriado no Brasil? Saiba o que é celebrado na data
Data marca uma revolução importante no País, ocorrida em 1932. Entenda a história do feriado do dia 9 de julho
O dia 9 de julho no Brasil relembra um movimento que marcou a história do País: a Revolução Constitucionalista de 1932, um ato civil organizado que ocorreu na Era Vargas (1930-1945).
Assim, o feriado principal do dia 9 de julho é no estado de São Paulo, apesar de outros municípios também terem datas comemorativas neste dia (veja abaixo quais são).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entenda sobre a história do feriado no dia 9 de julho.
Calendário de feriados: julho de 2025 tem feriados? CONFIRA
O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?
O dia 9 de julho de 1932 marca os confrontos da Revolução Constitucionalista, que ocorreu na cidade de São Paulo. Neste dia, a população se revoltou contra Getúlio Vargas, que tinha assumido o governo dois anos antes, e centralizou o poder.
O movimento teve um objetivo: exigir uma nova Constituição, já que Vargas anulou o documento de 1891 e dissolveu o Congresso Nacional.
Mas a revolta se intensificou desde maio daquele ano, quando quatro estudantes - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – foram mortos em protestos contra o governo federal. Eles se tornaram o símbolo do movimento conhecido como MMDC.
O confronto durou quase três meses e mobilizou cerca de cem mil combatentes. Os paulistas se renderam em outubro de 1932, derrotados pelas forças nacionais. No entanto, parte das exigências foram atendidas, como a reabertura do Congresso em 1933.
Onde é feriado no dia 9 de julho?
O estado de São Paulo celebra a Revolução Constitucionalista todos os anos. A data foi oficialmente instituída como feriado no estado em 1997, por Mário Covas, governador na época.
Já em Fortaleza, a data não é considerada feriado, já que outras comemorações já atingem a cota de feriados municipais na cidade.
Ainda, o dia 9 de julho marca alguns feriados fora de São Paulo:
- o município de Boa Vista (RR) comemora o aniversário de fundação; e
- Cabo de Santo Agostinho (PE) comemora sua emancipação política.