Conheça Chester, a cidade inglesa que celebra festa romana que antecedeu o Natal

A cidade, que foi uma importante fortaleza do Império Romano, ainda celebra a Saturnália, festa que antecedeu o Natal

A cidade de Chester, no noroeste da Inglaterra, ainda carrega consigo uma forte herança da época do Império Romano.

Durante sete dias no mês de dezembro, é comum ver pessoas vestindo túnicas e armaduras, carregando lanças, tochas e bandeiras com palavras escritas em latim. Acontece que entre os dias 17 e 23 do último mês do ano a cidade celebra a festa Saturnália.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Qual a relação de Chester com o Império Romano e a Saturnália?

Fundada no ano 79, Chester foi a maior fortaleza militar do Império Romano em território inglês. Anos depois, o forte tornou-se um importante centro urbano e civil. E como forma de preservar essas ligações do local com Roma, anualmente, uma semana antes do Natal cristão, os moradores da cidade organizam a Saturnália.

A Saturnália, também chamada de "o melhor dos dias" é uma festa dedicada ao deus romano Saturno, divindade da renovação, da riqueza e da agricultura.

Na época do Império Romano, era comum que durante a festa, houvessem banquetes abertos ao público, trocas de presentes e festas que lembram o atual Carnaval. A Saturnália envolvia todas as camadas da sociedade, desde senhores à escravizados.

A Saturnália de Chester ainda preserva essas características. Para abrir as festividades, um ator, representando o antigo imperador Domiciano, dá um breve discurso enaltecendo a si mesmo.

Tanto na Saturnália de Roma quanto na de Chester, as casas são decoradas com folhagens, ramos e guirlandas e velas são acesas. A festa se encerra com a chamada Sigillaria, onde ocorrem trocas de presentes.

LEIA MAIS |Conheça o Takanakuy, festival de Natal onde amigos e familiares trocam socos para selar a paz

O que ocasionou o fim da prática da Saturnália?

A festa seguiu sendo comemorada até meados do século 4 depois de Cristo. Na época, o imperador romano, Constantino 1º, havia permitido a liberdade de culto aos cristãos. Aproximadamente 40 anos depois, o papa Júlio I fixou a celebração do nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro.

A atitude do papa marcou o fim das celebrações da Saturnália em todo o Império Romano e abriu caminho para que Roma adotasse o Cristianismo como religião oficial no ano 380.

A cidade de Chester se orgulha em manter viva esta ligação com as origens romanas. Em entrevista à BBC de Londres, a vereadora Lisa Denson disse que a Saturnália é uma "chance de reviver o passado e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro".

Mesmo celebrando a Saturnália, esta cidade inglesa também celebra o Natal da forma como o conhecemos. Anualmente, ocorre O Desfile de Lanternas de Natal, onde crianças desfilam pelo centro da cidade, dentre outras celebrações de fim de ano.

 

LEIA MAIS | Fim de Ano: Veja o que funciona em Fortaleza durante Natal e Ano Novo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Natal Saturnalia Imperio Romano Inglaterra papa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar