Nos filmes da lista, o relacionamento fraterno de irmandade se constitui em uma teia complexa de sentimentos e emoções ligados a elementos culturais e sociais
Crédito: Frame de Boy (2010), dirigido por Taika Waititi
Não escolhemos nossos irmãos, mas com eles dividimos nossa carga genética, família, classe social, contexto histórico, experiências, vivências e lembranças por mais tempo do que provavelmente com qualquer outra pessoa.
Para a psicanálise, o relacionamento fraterno se constitui em uma teia complexa de sentimentos e emoções ligados a elementos de caráter cognitivo, cultural e social, entrelaçados e difíceis de separar.
Anualmente celebrado na data de 5 de setembro, o Dia dos Irmãos é marcado por uma origem católica na qual a relação fraterna perpassa não somente a ideia de irmãos de sangue, como também faz alusão a grandes amigos que se tornam tão próximos quanto a família.
Apesar de ser tradicionalmente comemorado no Brasil, não há um registro que oficialize a data no país. No entanto, o Dia dos Irmãos surgiu por iniciativa da igreja Católica, em homenagem à Madre Teresa de Calcutá, falecida em 5 de setembro de 1997. A celebração é realizada desde 2007, após 10 anos de sua morte.
Dia dos Irmãos: origem da data
Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, ou "Madre Tereza de Calcutá", como ficou conhecida, foi uma freira católica que dedicou sua vida a ajudar o outro. Em sua jornada espiritual, ela cuidou de doentes e dos mais necessitados de vários lugares do mundo.
A data, instituída pela Igreja Católica, celebra os filhos dos mesmos pais e amigos queridos considerados integrantes da família. O dia, portanto, enaltece e simboliza a irmandade em todas as suas formas; relações construídas através do afeto mútuo, das vivências compartilhadas e do apoio fraternal.
Na índia, o Dia do Irmão é celebrado durante o mês de agosto pelos hindus. Na festividade, são realizados rituais com oferenda entre irmãos e irmãs de uma família, simbolizando a união e proteção entre eles.
Dia dos Irmãos: seis filmes que retratam irmandade e fraternidade
Entre irmãos de sangue e melhores amigos, O POVO separou seis filmes que retratam o singelo laço de personagens buscando a irmandade e o apoio incondicional da maneira mais humana possível. São seis histórias de amor fraterno perfeitas para celebrar o Dia dos Irmãos.
Little Miss Sunshine Crédito: Dirigido por Valerie Faris, Jonathan Dayton
Little Miss Sunshine (2006)
Uma família à beira de um colapso se amontoa numa van velha em rumo à Califórnia para que a caçula consiga participar de um concurso de beleza. Dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, o filme mostra personagens peculiares e coloridos.
Entre eles, Olive e Dwayne, dois irmãos, dividem um laço entrelaçado por fortes emoções causadas por uma situação familiar para lá de atípica.
The Straight Story Crédito: Dirigido por David Lynch
The Straight Story (1999)
Dirigido pelo mestre do surrealismo no cinema, David Lynch propõe nesta película uma narrativa singela de um homem tentando se reconciliar com o irmão.
O agricultor aposentado, Alvin Straight, descobre um dia que seu irmão distante Lyle sofreu um derrame e pode não se recuperar. Alvin está determinado a acertar as coisas com Lyle enquanto ainda pode, mas seu irmão mora em Wisconsin, enquanto Alvin está preso em Iowa, sem carro e sem carteira de motorista.
Determinado a fazer a viagem em seu velho cortador de grama, ele inicia assim uma odisseia pitoresca e, por momentos, profundamente espiritual.
Boy Crédito: Dirigido por Taika Waititi
Boy (2010)
Estamos em 1984 e Michael Jackson é rei - até mesmo em Waihau Bay, na Nova Zelândia. Aqui conhecemos Boy, um menino de 11 anos que mora em uma fazenda com sua avó, uma cabra, e seu irmão mais novo, Rocky (que pensa ter poderes mágicos).
Pouco depois da avó sair por uma semana, o pai de Boy, Alamein, aparece do nada. Tendo imaginado uma versão heroica de seu pai durante sua ausência, Boy fica cara a cara com a versão real: um bandido incompetente que voltou para encontrar um saco de dinheiro que enterrou.
Precisando lidar com o pai problemático, Boy vê sua relação com o irmão mais novo desempenhar um importante papel na constituição do seu eu, maior do que a disputa pelo amor paterno pode sugerir.
Little Women Crédito: Dirigido por Greta Gerwig
Little Women - Adoráveis Mulheres - (2019)
Dirigido por Greta Gerwig, de Barbie (2023), Little Women é a adaptação do livro de mesmo nome escrito por Louisa May Alcott. O filme retrata o amadurecimento e as aventuras de quatro irmãs.
Frances Ha Crédito: Dirigido por Greta Gerwig
Frances Ha (2012)
Também dirigido pela Greta, Frances Ha retrata uma aspirante a dançarina que se muda para a cidade de Nova York e se vê envolvida em um turbilhão de amigos volúveis enquanto enfrenta contratempos na carreira.
Um dos monólogos que mais chama atenção no filme é quando France indiretamente fala sobre sua relação com a melhor amiga:
“É uma coisa quando você tá com alguém e você ama a pessoa e vocês sabem disso. Vocês estão juntos, mas é uma festa, sabe? Os dois estão conversando com pessoas diferentes. Você tá lá sorrindo e olha para o outro lado da sala e vocês trocam olhares. Mas não porque são possessivos ou que seja algo sexual, mas apenas porque aquela é a pessoa da sua vida. E isso é engraçado e triste, mas só porque esta vida vai terminar. E é esse mundo secreto que existe bem ali em público, mas imperceptível, que ninguém vai ficar sabendo. Como dizem, é uma outra dimensão que existe ao nosso redor, mas não temos a habilidade de notar. Sabe? É isso. É isso que quero de um relacionamento. Ou da vida, eu acho. Amor. Parece que tô viajando, mas não tô…”
Projeto Flórida Crédito: Dirigido por Sean S. Baker
Florida Project (2017)
Nesta história, uma garotinha de seis anos e seu grupo de amizades passam pelas férias de verão experimentando maravilhas infantis e infinitas possibilidades com um forte senso de aventura, enquanto os adultos ao redor enfrentam tempos difíceis.
Em meio a todo o drama, Moone, a protagonista, vê um porto seguro em sua melhor amiga.