Cinema: 5 filmes futurísticos sobre sociedades controladoras
Mergulhe nestes mundos distópicos repletos de desigualdades, restrições e lutas pela liberdade
As populares produções distópicas do cinema e da televisão trazem consigo várias previsões. Algumas delas são — relativamente — improváveis, como um apocalipse zumbi ou uma invasão alienígena. No entanto, certas previsões futurísticas parecem bem reais, especialmente quando se tratam de pandemias globais, golpes governamentais, aquecimento global e inteligências artificiais (IA) descontroladas.
É bastante comum que obras de ficção usem a ideia de sociedades controladoras para justificar realidades caóticas. Esse estilo de filme muitas vezes explora temas como o controle autoritário, a perda de liberdade individual, a concentração de poder nas mãos de poucos e a manipulação da informação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Se você faz parte dos amantes e curiosos desse gênero, veja 5 filmes futurísticos que falam sobre sociedades controladoras!
1. Jogador Nº 1
O filme se passa em 2045, com o mundo à beira do caos e do colapso. As pessoas encontraram salvação no OASIS, um expansivo universo de realidade virtual criado pelo brilhante e excêntrico James Halliday. Quando Halliday morre, ele deixa sua imensa fortuna para a primeira pessoa que encontrar um ovo de Páscoa digital escondido em algum lugar do OASIS, desencadeando uma competição que cativa o mundo inteiro.
Quando o jovem herói chamado Wade Watts — órfão e morador de uma região superpovoada — decide participar da competição, é lançado em uma caçada ao tesouro que desafia a realidade, passando por um universo fantástico de mistério, descoberta e perigo. Para os amantes dos anos 80, é uma aventura repleta de referências à cultura pop dessa época, bem como à história dos videogames e da cultura geek.
Onde assistir: Prime Video, HBO Max e Now.
2. Pequena Grande Vida

A história se passa em um mundo no qual cientistas desenvolveram uma tecnologia que permite encolher seres humanos a uma diminuta fração de seu tamanho original. A ideia por trás desse processo, conhecido como downsizing, é reduzir o consumo de recursos naturais e o impacto ambiental da humanidade. Além disso, ao se tornarem pequenas, as pessoas têm a possibilidade de viver uma vida de luxo e abundância em comunidades especialmente projetadas para esse novo estilo de vida.
O protagonista, Paul Safranek (interpretado por Matt Damon), é um homem comum que se sente frustrado com sua vida comum e monótona. Ele e sua esposa Audrey (interpretada por Kristen Wiig) decidem passar pelo processo de downsizing, buscando uma oportunidade de melhorar suas vidas e ter acesso a uma vida mais próspera. Após o processo de encolhimento, Paul encontra desafios e situações inesperadas, incluindo a perda de contato com sua esposa.
Onde assistir: Prime Video e Apple TV+


