Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Mercúrio tem aparição hoje (16/06): qual horário ideal para ver?

Mercúrio poderá ser visto a olho nu hoje (16/06), devido ao seu afastamento do Sol. Confira melhor horário para observar o fenômeno

Hoje, quinta-feira, 16 de junho (16/06), será possível observar Mercúrio - o planeta mais difícil de se ver a olho nu, devido à sua proximidade do Sol, que lhe ofusca.

O fenômeno astronômico raro só ocorrerá devido à elongação máxima do planeta a Oeste, ou seja, o período em que ele se encontra mais afastado de nossa estrela.

Aparição de Mercúrio em 2022: qual o horário ideal para ver?

O planeta poderá ser visto momentos antes do Sol nascer, a Leste, a partir da madrugada desta quinta, 16, entre 5h20min e 6h30min da manhã (horário de Brasília), com o céu ainda escuro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além de Mercúrio, os planetas Marte, Júpiter e Saturno estarão visíveis também nessa madrugada. Para melhor localizar os planetas, é indicado o uso de aplicativos que ajudam a localizar corpos celestes.

Além da aparição de Mercúrio, junho de 2022 terá início do solstício de inverno 

O dia 21 de junho marcao solstício de inverno no Hemisfério Sul (e de verão na parte norte do planeta). A mudança de estação ocorrerá às 6h14min (horário de Brasília), sendo esse o exato momento em queos raios solares incidem na Terra perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, devido ao ângulo de inclinação de nosso planeta. Dessa forma, as regiões abaixo da linha do Equador ficam menos expostas ao Sol.

O evento não é possível de ser observado no céu, no entanto, traz impactos climáticos, como por exemplo, o dia fica mais curto e a noite mais longa. O fenômeno oposto acontece em dezembro, no solstício de verão.

CONFIRA fotos da Superlua registradas em 14 de junho, por fotógrafo do O POVO

Eclipses lunar e solar em 2022: VEJA as datas do fenômeno

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar