As impressionantes imagens do céu captadas por um fotógrafo brasileiro e sua lente telescópica

Além de um perfil no Instagram, o fotógrafo também mantém canal no YouTube onde publica vídeos dos fenômenos astronômicos que capta

É pelas lentes do fotógrafo e professor de Educação Física Leonardo Caldas, de 46 anos, que cerca de 65 mil pessoas no Instagram acompanham as variações do céu diariamente.

O educador, que reside em Brasília, no Distrito Federal, faz sucesso nas redes sociais com registro de paisagens impressionantes em que consegue aproximar os astros do ambiente terrestre.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista ao O POVO, Leonardo contou que atua há quase 10 anos no campo da astrofotografia. Antes disso, ele tinha um telescópio em casa e o costume de observar o céu, mas ainda não tinha os equipamentos necessários para fotografar esses momentos.

Foi apenas no início de 2010 que Leonardo adquiriu sua primeira câmera e começou a desenvolver uma assinatura que impressiona os internautas.

Com o uso de uma lente telescópica, que consegue ampliar os objetos sem perder os detalhes, o professor consegue aproximar as construções urbanas das estrelas. 

"É necessário ter uma noção do posicionamento em que devemos estar, para saber onde esse astro vai nascer ou se por e estar lá com o equipamento adequado para observar esse acontecimento", detalha sobre o processo para capturar esses momentos.

"Eu uso um programa de computador para saber a posição exata dos astros no céu em determinada hora, dia e local. E junto com o Google Earth, consigo medir esses ângulos de onde que eu tenho que estar para ver esse astro nascer ou se pôr", completa o fotógrafo.

Além dos posts no Instagram,o fotógrafo também mantém um canal no YouTube onde publica vídeos feitos no modo time-lapse, função que permite mostrar uma sequência de imagens em um tempo mais acelerado, e já publicou um livro de forma independente.

Mas há quem duvide de que o conteúdo produzido por Leonardo seja real. Ele afirma que muitos seguidores questionam a veracidade dos registros, e aponta que, para ele, esse é o "maior dos elogios". 

"O maior elogio que posso receber é eles duvidarem. Isso é fruto de muito trabalho de muita pesquisa e de saber onde estar no lugar certo e na hora certa para conseguir esse resultado", declara o professor. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fotografia astronomia brasil lua estrelas céu astros foto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar