Eclipses lunar e solar em 2022: veja as datas do fenômeno

Devido à posição inclinada da Terra, nem todos os eclipses são visíveis no Brasil. Confira as datas desses fenômenos que ainda acontecerão em 2022

Nos dias 30 de abril e 16 de maio de 2022 ocorreram dois eclipses, um evento astronômico que sempre evoca o fascínio de quem consegue observá-lo. Divididos entre solares ou lunares, o eclipse é uma interpolação das órbitas do planeta Terra, da Lua e do Sol, cujas sombras e luzes interagem entre si.

Em 2022, o número de eclipses ficou dividido igualmente entre os semestres: dois no primeiro, e dois no segundo. Portanto, dois eclipses ainda poderão ser observados no céu do Hemisfério Sul: um solar, no dia 25 de outubro, às 7 horas e 45 minutos (horário de Brasília), e um lunar, no dia 8 de novembro, às 8 horas e 2 minutos (horário de Brasília).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Lua de sangue: eclipse lunar pôde ser visto no Brasil

Na madrugada do dia 16 de maio, foi possível observar, no Brasil inteiro, a chamada "Lua de sangue", um eclipse lunar especial, que só ocorre em dia de Lua Cheia, quando a sombra da Terra a encobre em um eclipse total, causando o surgimento do aspecto avermelhado na superfície lunar.

O eclipse lunar ocorre quando a Terra se encontra exatamente entre a Lua e o Sol, lançando sua sombra e escondendo a lua no céu. Já o eclipse solar acontece quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, aparecendo no céu matinal e bloqueando a luz solar, parcial ou totalmente. 

Primeira Superlua em 2022 será a de Morango; CONFIRA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eclipse eclipse solar eclipse lunar astronomia lua lua de sangue

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar