Fotos da Superlua de Morango hoje (14/06); veja galeria de imagens

Confira galeria de fotos da Superlua de Morango. Fenômeno astronômico pode ser visto a olho nu hoje (14/06)

A Superlua de Morango pode ser vista a olho nu desde o início da noite hoje, terça-feira, 14 de junho (14/06). O fotógrafo do O POVO, Aurelio Alves, fez o registro do fenômeno astronômico em Fortaleza, no Ceará.

O fenômeno, que acontece durante a fase cheia da Lua, faz com que o satélite fique mais próximo da Terra, aparentando estar até 17% maior e 30% mais brilhante do que o normal, facilitando a observação a olho nu e a captura com a câmera do celula

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Superlua de Morango: confira galeria de fotos

1ª Superlua em 2022

Essa foi a primeira Superlua de 2022. O melhor horário para observar o evento astronômico ocorre na primeira hora após o nascer do Sol, por volta das 18 horas e 40 minutos (horário de Brasília), quando o satélite pode mostrar belas variações de tonalidade, amarelada, alaranjada ou até mesmo avermelhada, devido à interação com a atmosfera, além de parecer ainda maior.

Superlua de Morango

Segundo a Nasa, evento também é conhecido como Superlua de Morango, no entanto, o nome não possui relação direta com o fruto, seja em sua cor ou formato.

A nomeação veio de povos nativos norte-americanos que utilizavam esse momento da Lua como um indicador do amadurecimento dos frutos selvagens nos países do Hemisfério Norte.

Esses povos também usavam essa Lua para caçar e acumular bastante carne para o inverno.

Além da Superlua, junho de 2022 terá Mercúrio como destaque

Em 16 de junho será possível observar Mercúrio - o planeta mais difícil de se ver a olho nu, devido à sua proximidade do Sol, que lhe ofusca. No entanto, nesse dia ele irá alcançar sua elongação máxima a Oeste, ou seja, o período mais afastado de nossa estrela. 

O planeta poderá ser visto momentos antes do Sol nascer, a Leste, a partir da madrugada do dia 16/6, entre 5h20min e 6h30min da manhã (horário de Brasília), com o céu ainda escuro. Além de Mercúrio, os planetas Marte, Júpiter e Saturno também estarão visíveis também nessa madrugada. Para melhor localizar os planetas, é indicado o uso de aplicativos que ajudam a localizar corpos celestes. 

Solstício de Inverno também marcará o mês

O dia 21 de junho marca o solstício de inverno no Hemisfério Sul (e de verão na parte norte do planeta). A mudança de estação ocorrerá às 6h14min (horário de Brasília), sendo esse o exato momento em que os raios solares incidem na Terra perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, devido ao ângulo de inclinação de nosso planeta. Dessa forma, as regiões abaixo da linha do Equador ficam menos expostas ao Sol.

O evento não é possível de ser observado no céu, no entanto, traz impactos climáticos, como por exemplo, o dia fica mais curto e a noite mais longa. O fenômeno oposto acontece em dezembro, no solstício de verão.

Eclipses lunar e solar em 2022: CONFIRA as datas do fenômeno

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

superlua superlua de morango superlua fotos nasa superlua 2022 astronomia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar