Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Dia dos Namorados: Por que o cupido é símbolo da data?

Celebrado no Brasil no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados remete ao amor e afetos dos casais. Afinal, por que o cupido é símbolo da data? Descubra

O Dia dos Namorados no Brasil é celebrado dia 12 de junho, e na Europa e Estados Unidos é comemorado em 14 de fevereiro. Apesar das diferenças, um dos principais símbolos da data é o mesmo: o cupido. 

Uma criança, uma flecha e duas pessoas apaixonadas. Os três elementos que remetem ao cupido têm origem na mitologia greco-romana.

A figura com cabelos encaracolados é a representação do deus do amor, Eros, quando ele se transformava em criança para sua mãe, que demonstrava uma limitação do poder do amor sobre as pessoas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na mitologia romana, Eros recebe o nome de cupido, que é sempre representado com uma flecha. Existe ainda a história dos dois tipos de flechas que Eros utilizava, as de ponta de ouro e de chumbo: a primeira causava paixão e a segunda repulsa.

Cupido como símbolo do Dia dos Namorados

Não se sabe ao certo a data exata que o deus do amor virou o símbolo do Dia dos Namorados. Como nos Estados Unidos a data já é celebrada há séculos, é provável que a figura do cupido tenha servido de inspiração para algumas pessoas.

Dia dos Namorados: CONFIRA qual a origem e o significado da data

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar