Dia dos Namorados: Por que o cupido é símbolo da data?

Celebrado no Brasil no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados remete ao amor e afetos dos casais. Afinal, por que o cupido é símbolo da data? Descubra

O Dia dos Namorados no Brasil é celebrado dia 12 de junho, e na Europa e Estados Unidos é comemorado em 14 de fevereiro. Apesar das diferenças, um dos principais símbolos da data é o mesmo: o cupido. 

Uma criança, uma flecha e duas pessoas apaixonadas. Os três elementos que remetem ao cupido têm origem na mitologia greco-romana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A figura com cabelos encaracolados é a representação do deus do amor, Eros, quando ele se transformava em criança para sua mãe, que demonstrava uma limitação do poder do amor sobre as pessoas.

Na mitologia romana, Eros recebe o nome de cupido, que é sempre representado com uma flecha. Existe ainda a história dos dois tipos de flechas que Eros utilizava, as de ponta de ouro e de chumbo: a primeira causava paixão e a segunda repulsa.

Cupido como símbolo do Dia dos Namorados

Não se sabe ao certo a data exata que o deus do amor virou o símbolo do Dia dos Namorados. Como nos Estados Unidos a data já é celebrada há séculos, é provável que a figura do cupido tenha servido de inspiração para algumas pessoas.

Dia dos Namorados: CONFIRA qual a origem e o significado da data

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia dos namorados cupido eros dia dos namorados cupido historia dia dos namorados deus do amor

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar