Veterinário mostra rotina de atendimento a pets exóticos: "Nunca sabemos o que vai entrar pela porta"

A clínica de Luiz Fernando chamou atenção na última semana após o veterinário realizar uma cirurgia no abdômen de um louva-a-deus

Um vídeo publicado no Instagram pelo veterinário Luiz Fernando Guaraná no dia 26 de maio, em São Paulo, chamou a atenção de muitas pessoas por se tratar de um animal considerado exótico para ser de estimação: o médico fez a cirurgia em Karla, um louva-a-deus fêmea que rompeu o abdômen ao cair de um armário.

Luiz compartilha nas redes sociais a rotina na clínica onde trabalha, que atende exclusivamente animais não convencionais. Em entrevista ao O POVO, o veterinário contou que apesar de Karla ser o animal mais inusitado que já atendeu, ela não é a única que impressiona as pessoas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O consultório onde ele atende, o Exotic Pets, é especializado em cuidar de pets não convencionais, ou seja, aqueles que são silvestres, exóticos e não tão comuns, como cobras, répteis e roedores. 

Em seu perfil no Instagram, o especialista publica vídeos de atendimentos desses animais. Entre os posts, tem cirurgia em peixes, postagens com informações sobre a saúde de alguns tipos de animais e até o atendimento a uma coruja, um camaleão e a uma família de ratos.

O médico veterinário, que é formado há quatro anos, conta que desde a infância teve muito contato com animais e isso fez com que despertadasse uma paixão por bichos.

A escolha da profissão, segundo ele, já estava decidida desde criança. E, com o passar dos anos, o amor por pets foi se intensificando, até começar a faculdade.

Luiz sempre teve aves, peixes e animais de estimação diferentes do habitual, como cães e gatos. Isso colaborou para que ele escolhesse essa área da medicina veterinária. 

 

“Durante a graduação, a gente acaba trilhando vários caminhos, fazendo estágios em várias áreas, e a medicina veterinária é muito versátil. Eu acabei estagiando em diversas áreas e lá atrás, no meio da faculdade, uma me chamou muita atenção: a de animais não convencionais, de pets exóticos.”

A clínica veterinária em que ele trabalha atende exclusivamente animais de estimação não convencionais. Ele explica que a rotina no consultório é completamente atípica, e ter esse quadro repleto de animais exóticos para atender é a melhor parte da sua área de atuação.

“Nós brincamos que não temos uma rotina. Nunca sabemos o que vai entrar pela porta. Então, podemos fazer o atendimento de um papagaio e de repente a gente deparar com atendimento de um peixe, de uma calopsita, de um lagarto, de uma serpente, ou de um jabuti…”, exemplifica.

E engana-se que um consultório desse tipo seja pouco movimentado. Luiz explica que o dia a dia é bastante corrido, com muitos atendimentos, sejam eles agendados ou de emergência, 24 horas por dia.

“É um mercado existente e promissor, onde as pessoas realmente, cada vez mais, têm dentro das suas residências pets não convencionais”, diz.

Dentre as situações curiosas e animais mais estranhos que ele já teve que atender, o caso de Karla, o louva-a-deus fêmea, foi o mais inusitado. O pet precisou de atendimento médico após cair de um armário e romper o abdômen.

O especialista publicou um vídeo em seu perfil falando sobre o atendimento que fez ao animal e o post virealizou.

“Eu acho difícil que a gente tenha outro atendimento que seja tão inusitado quanto esse. Mas nós costumamos atender animais bem diferentes diariamente aqui na clínica onde eu trabalho”, revela Luiz Fernando ao O POVO.

Oinseto precisou passar por uma pequena cirurgia de sutura na região machucada. No entanto, acabou falecendo na quarta-feira, 1º de junho.

“A gente fica bem triste, bem chateado. Esse não era o desfecho que a gente queria. Fique a lição para a gente de valorização da vida, com qualquer indivíduo que seja”, disse o médico veterinário em publicação no Instagram.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

animais pet louva-a-deus veterinario clinica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar