Chuva de meteoros Oriônidas tem pico este mês; veja quando observar

Os meteoros devem aparecer cruzando em uma velocidade de 66 quilômetros por segundo e deixando um rastro de luz brilhante. Veja quando e como observar

Durante o mês de outubro e início do mês de novembro acontece uma das últimas chuvas de meteoros do ano. Chamada de Oriônidas por sua relação com a constelação de Órion, seu pico produz cerca de 20 meteoros por hora.

Máxima atividade da chuva de meteoros poderá ser observada no Brasil por todo o céu. Veja quando acontece e como assistir ao fenômeno.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Quando acontece a chuva de meteoros Oriônidas?

Este ano, a chuva de meteoros Oriônidas está ativa de 2 de outubro a 7 de novembro. O pico máximo de meteoros por hora ocorre em 21 de outubro.

O fenômeno pode ser observado entre a meia-noite e antes do amanhecer.

LEIA TAMBÉM | Aranhas em Marte? Agência revela verdade por trás das manchas no planeta

Como assistir à chuva de meteoros Oriônidas?

Espectadores devem buscar um local mais escuro possível para a visualização a olho nu. Após cerca de 30 minutos, a visão deve se adaptar e será possível ver os meteoros. O ideal é que seja um local fora de áreas urbanas e que o céu esteja sem nuvens.

As Orionídeas estão localizadas na constelação de Órion. As estrelas de Órion são visíveis quase sempre no céu, principalmente as três que formam o Cinturão de Órion, popularmente conhecido como “Três Marias” no Brasil.

Para encontrá-las, é possível usar aplicativos de mapeamento do céu, como o Night Sky. No entanto, os meteoros devem aparecer em todo o céu durante o pico, cruzando uma velocidade de 66 quilômetros por segundo e deixando um rastro de luz brilhante.

Com sorte, é possível que alguns deles se tornem bolas de fogo e pareçam mais brilhantes do que qualquer uma das estrelas e planetas visíveis.

Oriônidas e o Cometa Halley

Os meteoros que caem na Terra vêm de pedaços de asteroides quebrados e, principalmente, de fragmentos de cometas que se desprendem durante a órbita desses corpos ao redor do Sol.

No caso das Oriônidas, os meteoros vêm dos detritos deixados pelo cometa Halley, um dos mais conhecidos da história. A última vez que o cometa foi observado aconteceu em 1986 e ele deve entrar no Sistema Solar novamente apenas em 2061.

Qual a diferença entre meteoro, meteorito, cometa, asteroide e meteoroide? CONFIRA

Próximas chuvas de meteoros de 2024

As chuvas de meteoros acontecem várias vezes no ano que variam na intensidade de meteoros. O ano de 2024 ainda terá três chuvas de meteoros; veja quando:

  • Leônidas: ativa de 6 a 30 de novembro (pico: 18 de novembro);
  • Gemínidas: ativa de 4 a 20 de dezembro (pico: de 14 a 15 de dezembro);
  • Ursidas: ativa de 17 a 26 de dezembro (pico: 23 de dezembro).


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar