Mais 3 toneladas de lixo eletrônico são coletados durante ação de conservação do meio ambiente em Várzea Alegre

Dentre o material coletado, encontravam-se tubos de televisão, impressoras, computadores, pilhas e baterias

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Várzea Alegre realizou, neste fim de ano, mais uma edição da Campanha Cidade Limpa e Saudável. A ação, que ocorre desde 2017, foi voltada este ano para a coleta de resíduos eletroeletrônicos. A ação nasceu com o objetivo de reforçar a conservação do meio ambiente. Até o último dia 16 de dezembro, foram coletados mais de 3.700 toneladas de lixo eletrônico.

“Esse ano a gente teve um ganho maior por conta do trabalho de conscientização feito em vários pontos de depósitos de lixo. Nessa campanha focamos muito na questão ambiental, que é um processo de formiguinha com cada um fazendo sua parte”, disse José Marcílio, secretário municipal do Meio Ambiente do município, em entrevista ao jornalista Farias Júnior, da rádio CBN Cariri.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre o material coletado, encontravam-se tubos de televisão, impressoras, computadores, pilhas e baterias. Para obter êxito no projeto e também a mobilização da população, houve sorteio de brindes e a distribuição de prêmios para as comunidades e bairros que se destacaram durante a coleta.

As cinco escolas da cidade que arrecadaram mais material receberam prêmios da Secretaria do Meio Ambiente. O material coletado é enviado a Juazeiro do Norte e depois segue para São Paulo.

“No início mandamos para Juazeiro do Norte um caminhão só de tubos de TV. Dia 16, acabamos a campanha de coleta de lixo eletrônico e enviamos outro caminhão. Quer dizer, a gente fez mais de 3.700 toneladas de resíduos eletrônicos. Estamos fazendo a coleta com os catadores e um caminhão. Mostramos ao cidadão que ele tem que fazer a coleta, tem que estar junto com a gestão”, ressaltou o secretário.

Para os próximos anos, a prefeitura da cidade da região do Cariri tem a intenção de realizar campanhas voltadas para a coleta de outros tipos de lixo. De acordo com o secretário José Marcílio, o foco de 2022 será o recolhimento de pneus de bicicletas, motos e carros: “Vamos fazer uma uma varredura dentro do nosso município porque é de suma importância esse tipo de iniciativa. São milhões de anos para que esses materiais acabem, acaba o povo e não acaba os pneus”, conclui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

meio ambiente campanha cidade limpa Várzea Alegre lixo eletrônico Secretaria Municipal do Meio Ambiente coleta de lixo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar