Morre aos 101 anos seu Miguel Balbino, tradicional comerciante de Quixeramobim

Um dos comerciantes mais antigos de Quixeramobim morreu nesse sábado, 29, aos 101 anos

Morreu nesse sábado, 29, em Quixeramobim, Miguel Eloi da Silva, conhecido como "seu Miguel Balbino", tradicional comerciante da cidade. No último dia 17 de julho, seu Miguel havia completado 101 anos.

Balbino, apelido herdado da mãe, conhecida como Maria Balbino, abriu o comércio em 1948, o qual a família mantém ativo até hoje, 75 anos depois. A famosa bodega, nomeada "Casa S. Miguel", fica localizada na Benjamim Barros e sempre foi um ponto movimentado de Quixeramobim.

A família de Miguel chegou à Quixeramobim em 1942, com o objetivo de conseguir melhores condições de vida. Ele morava na cidade com a mãe e mais cinco irmãos. No início, trabalhou na construção de diversos prédios, e, em 1948, casou com dona Maria de Lourdes, falecida em agosto de 2020.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Foi após o casamento que Miguel começou seu empreendimento, colocando uma banca de bolo, tapioca e refrescos, junto com a esposa. O negócio cresceu e virou uma reconhecida bodega na cidade.

Em 2017, em entrevista ao Sistema Maior de Comunicação, seu Miguel Balbino disse que seu comércio vendia “de tudo”, do bom e velho feijão à lamparina. A Casa S. Miguel mantém viva a tradição das bodegas no Ceará.

Ele deixa uma grande família de filhos, netos e bisnetos. O velório acontece neste domingo, 30, na casa de um dos familiares em Quixeramobim, e o enterro está previsto para às 16 horas. 

"Ele criou a família de nove filhos com muita dignidade e honestidade. Estamos todos vivendo bem, e muitos já aposentados. Uma vida muito bonita. Um exemplo de cidadão, legado, amizade e carinho pelo povo. Ele deixa uma história para Quixeramobim. Mesmo sem saber ler e escrever, ele tinha uma matemática gravada na cabeça que só Deus poderia ter dado tanta sabedoria", conta Carlinhos Eloi, 75, filho de Miguel, ao O POVO.

Em nota do Sistema Maior de Comunicação, o presidente Sérgio Machado lamentou a morte de seu Miguel Balbino. “Sua vida, sua dedicação ao comércio e seu amor por Quixeramobim sempre serão lembrados. Aos familiares e amigos, os mais sinceros votos de pesar.”

(Com informações da repórter Bruna Lira/Especial para O POVO)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quixeramobim seu miguel balbino morte comercio bodega bodega Quixeramobim

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar