Seminário no Cariri vai discutir candidatura da Chapada do Araripe a Patrimônio Mundial

Evento em Nova Olinda busca debater turismo de base comunitária e formas de envolver as comunidades locais, entre os dias 5 e 7 de junho

14:28 | Mai. 30, 2025

Por: Kaio Pimentel
Dossiê de apoio será feito em Nova Olinda para a Chapada do Araripe ser reconhecida como patrimônio da humanidade pela Unesco entre os dias 5 e 7 de junho (foto: Fabio Lima)

O turismo de base comunitária e as formas de envolver as comunidades locais no processo de preservação e gestão do patrimônio cultural e ambiental da Chapada do Araripe serão debatidos em seminário com representantes de 13 países em Nova Olinda, no Cariri, entre os dias 5 e 7 de junho. 

LEIA MAIS | 42% das plantas em floresta amazônica são usadas por comunidades tradicionais

Um dos intuitos é construir um dossiê de candidatura da Chapada a Patrimônio Mundial Misto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), com o apoio da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio) do Estado.

O "VI Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio dá Humanidade" será realizado pela Fecomércio, em parceria com a Fundação Casa Grande.

Evento acontecerá na sede da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri.

Seminário reunirá especialistas, pesquisadores, gestores públicos, lideranças políticas, universidades, acadêmicos e sociedade civil para fomentar o diálogo e o intercâmbio de conhecimentos, fortalecendo as ações de gestão participativa da Bacia Cultural Sociobiodiversa desse acidente geográfico.

Serviço

VI Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio e Turismo de Base Comunitária

Quando: 5 a 7 de junho

Onde: Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Kariri, avenida Jeremias Pereira, 444, Centro - Nova Olinda (CE)

Inscrições: link do site

Programação: link do site

Entrada gratuita