II Fliman: feira literária em Lavras da Mangabeira tem início nesta semana; saiba mais

Com o tema "O sabor do saber em cada ser", o evento apresentará lançamentos de dez livros e tem início nesta quinta-feira, 11. A programação prossegue até sábado, 13

Organizada pelos escritores e professores Batista de Lima, Fátima Lemos e Pedro Luiz, a segunda edição da feira literária Fliman terá início nesta quinta-feira, 11, no distrito de Mangabeira, no município de Lavras da Mangabeira, no Centro Sul do Ceará. Com o tema “O sabor do saber em cada ser”, o evento apresentará lançamentos de dez livros, e a programação vai até o sábado, 13.

A ideia de criação do evento surgiu do poeta e escritor, membro da Academia Cearense de Letras (ACL), Batista de Lima, que também é mangabeirense. “Ele teve essa ideia inicial e nos convidou, junto da professora Fátima Lemos”, conta o escritor Pedro Luiz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A ideia inicial era mais tímida do que se tornou. Queríamos fazer um evento cultural, literário em Lavras da Mangabeira. Vimos um potencial cultural muito grande, e a primeira feira foi um sucesso. Então, nós, a comissão organizadora, demos continuidade até o presente momento. Esse evento é o canal de expressão cultural de toda aquela região”, relata ele.

No evento também ocorrerão uma peça teatral com estudantes da região e a entrega de comendas aos homenageados pela educação: professora Socorro Mangueira na educação; na literatura o escritor Dias da Silva; e na música, o violonista internacional Nonato Luiz, que fará um recital no sábado, 13.

“Comparativamente com a edição anterior da Fliman, esta edição está bem maior e mais estruturada. Ainda é bem menor do que a terceira e as outras que virão, pois estamos melhorando ainda mais para os anos seguintes”, conta ele.

Esta edição conta com uma novidade: o Ônibus de Experiências, um ônibus biblioteca todo adaptado que receberá os estudantes. O veículo tem ar-condicionado, uma biblioteca com educadores e contação de histórias. O ônibus ficará localizado na Praça central.

Também nesta edição, o concurso de produção textual, que no lançamento se restringiu aos colégios de Mangabeira, agora abrangerá todos os municípios. “Os primeiros lugares serão premiados com notebooks e tablets”, afirma Pedro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar