Descarte de pneus: borracharias são recadastradas em Juazeiro do Norte

Moradores vinham reclamando do descarte irregular de pneus realizado por algumas empresas em terrenos baldios da cidade

Diversas borracharias do município de Juazeiro do Norte, localizado a 489 quilômetros (km) de Fortaleza, estão sendo recadastradas pela Autarquia Municipal do Meio Ambiente (Amaju) para o descarte regular de pneus. A medida é realizada após moradores da cidade denunciarem que algumas empresas do ramo estariam jogando pneus e acumulando água parada em terrenos baldios. Até esta segunda-feira, 6, 91 estabelecimentos tinham sido visitados e cadastrados.

Em fevereiro deste ano, a população do bairro São Miguel já havia denunciado um ponto de descarte irregular do material, que estaria servindo de foco para a reprodução do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As informações são do repórter Yago Pontes, da rádio O POVO CBN Cariri.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Passados três meses, o acúmulo de pneus nesses locais, principalmente durante a quadra chuvosa, preocupa não apenas os residentes, mas também a Gerência de Resíduos Sólidos, Operação e Destinação Final (Gerdest), órgão da Amaju que tem realizado fiscalização e recadastramento das empresas.

A pasta tem realizado campanhas de conscientização em borracharias de toda a cidade com o objetivo de controlar o escoamento e o descarte incorreto de pneus.

O superintendente da Amaju, Heraldo Oliveira, afirma que apesar das campanhas realizadas em Juazeiro, algumas pessoas ainda optam pela forma errada e criminosa de descartar os pneus.

“Nós estamos [atuando] juntamente com a fiscalização, já temos todos os processos abertos e um local para a destinação [dos pneus], que é lá no bairro triângulo. De modo que não justifica essa parte das pessoas colocarem esses pneus dispostos nas avenidas ou propriamente nas esquinas”, explica.

O local ao qual Heraldo se refere é o ecoponto de pneus localizado na rua Engenheiro José Batista, 416, no bairro Triângulo, que fica aberto das 8 às 11h30min  e das 13h30min às 17 horas.

Os materiais depositados lá são encaminhados para a cidade de Teresina, capital do Piauí, onde são reaproveitados por meio de trituração, laminação e granulação. Segundo dados da Amaju, a fiscalização evitou o descarte irregular de 648 toneladas de pneus em Juazeiro, entre janeiro de 2021 e fevereiro deste ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

meio ambiente pneus descarte fiscalizacao limpeza urbana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar