Cinturão das Águas recebe R$ 50 milhões e projeto deve ser entregue em 2025

O lote 4 deve ser entregue em 2024 e as obras, de forma integral, em 2025

As obras do Cinturão das Águas (CAC), na região do Cariri, receberam um aporte de mais de R$ 50 milhões do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta quarta-feira, 25, para a conclusão dos lotes 03 e 04. O projeto, que busca viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo projeto de Integração do Rio São Francisco em território cearense, deve ser 100% concluído em 2025. A população da Região do Cariri deve ser mais beneficiada.

“O Cinturão das Águas tem como uma das principais funções dar capilaridade às águas que chegam através do projeto de integração do [Rio] São Francisco. Isso se dá no município de Jati. [O projeto] é formado por canais, túneis e sifões, durante os seus mais de 145 quilômetros (km)”, explica Paulo Ferreira, superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O projeto é importante, de acordo com ele, por garantir que as águas do São Francisco cheguem a algumas das principais bacias do Ceará. “Também é muito importante para a região do Cariri. Uma vez que temos a segunda maior região em concentração de pessoas. E também irá atender, através da perenização do Rio Cariús, a região da Bacia do Alto Jaguaribe, que tem bastante dificuldade hídrica”.

Em um primeiro momento, a prioridade é o abastecimento humano. “Quando a obra do São Francisco e do CAC estiverem 100% concluída, os demais usos serão discutidos, mas, neste momento, o objetivo é a segurança hídrica da população”.

Ao todo, o Cinturão das Águas possui 145,32 km de extensão. O trecho emergencial, composto pelos lotes 1, 2 e 5, tem 53 km. Ele tem início na bacia hidrográfica da barragem Jati, onde recebe as águas do Eixo Norte do Rio São Francisco e garante a chegada do líquido ao açude Castanhão e, posteriormente, à Região Metropolitana de Fortaleza.

A parte em construção, os lotes 3 e 4, estão com 75% das obras concluídas. Eles serão responsáveis por garantir uma maior segurança no abastecimento hídrico da Região do Cariri. O lote 4 deve ser entregue em 2024 e as obras, de forma integral, devem ser finalizadas em 2025.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

abastecimento hídrico região do cariri Cinturão das Águas agua reservatórios açudes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar